Economia

Bento Gonçalves registra a abertura de 804 empresas em 2017

08/01/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

 

      Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico registraram em 2017 a abertura de 804 empresas, um aumento de 27% em relação a 2016. Destes novos empreendimentos, 622 são do ramo de serviços, 108 do comércio, 59 de comércio e serviços, 12 de indústrias e serviços, cinco registros de trabalhadores autônomos e uma de outro segmento.

     O secretário da pasta, Sílvio Bertolini Pasin destaca que o grande número de empreendimentos instalados no Município também é resultado do trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor. "O local conta com uma assessoria gratuita que visa desburocratizar o processo de constituição de novas empresas, atendendo todas as necessidades dos empresários da cidade".

     Com uma equipe formada por servidores das áreas de desenvolvimento econômico, meio ambiente, vigilância sanitária, finanças, IPURB e JucisRS, a Sala do Empreendedor é um espaço onde o contribuinte pode encaminhar toda a documentação pertinente à abertura, alteração e regularização da empresa. Somente em 2017, o local atendeu 16.802 processos, uma média de 1,4 mil atendimentos mensais.

     Outro fator relevante é o fomento da implantação dos empreendimentos pela Lei de Incentivo, Lei Municipal 6.012/15 que visa à implementação e ampliação de empresas e estimula a expansão de empreendimentos industriais, comerciais, prestadores de serviços, agroindústria, turismo, lazer e entretenimento já existentes no município, por meio da concessão de benefícios de ordem econômico-financeira. Em 2017, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Condebento) aprovou sete projetos de implantação de empresas, beneficiados pela lei.

 

 

MAIS NOTÍCIAS