Saúde

Escolas de Garibaldi buscam prevenir obesidade infantil

08/05/2018
Portal Adesso - Foto: Priscila Pilletti/Prefeitura de Garibaldi

     Para estimular uma alimentação adequada e, consequentemente, prevenir diferentes doenças, a Secretaria Municipal da Saúde, aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE), dos Ministérios da Saúde e Educação.

     Em todas as escolas municipais, de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens Adultos (EJA) e Sistema Integrado de Alfabetização (SIGA), foram realizadas palestras interativas e lúdicas, envolvendo cerca de 2.500 estudantes.

     Além da abordagem sobre o valor nutricional dos alimentos, o tema interessa muito às crianças e adolescentes, conforme a nutricionista Veruska Scomazzon, que ministrou as atividades. “Eles trazem muitas dúvidas e relatam como são os hábitos alimentares das famílias”, conta Veruska. “Realizamos atividades dinâmicas, com vídeos e produtos que eles conhecem, para que levem a informação para casa”, acrescenta.

     O objetivo é prevenir a obesidade e demais doenças causadas pela má alimentação, como diabetes, colestrol e pressão alta e até mesmo câncer. “A boa alimentação é importante em todas as etapas da vida e o desenvolvimento de hábitos saudáveis deve iniciar ainda na infância”, conclui a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

     De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015, 7,8% dos adolescentes das escolas entre 13 e 17 anos estão obesos. Entre as crianças, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/2009 indicou prevalência de excesso de peso de 34,8% e de obesidade 16,6% em crianças na faixa de 5 a 9 anos.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS