Economia

Exportações de vinhos e espumantes brasileiros crescem 44%

21/05/2018
Portal Adesso - Foto: Dandy Marchetti/Ibravin

     Os espumantes respondem por 30% do total exportado e obtiveram crescimento, em valor, de 64% na comparação com mesmo período do ano passado

     Dando continuidade ao incremento próximo a 50% nas exportações brasileiras de vinhos e espumantes conquistada em 2017, o setor vitivinícola comemora a manutenção dos percentuais obtidos no primeiro trimestre. Entre janeiro e março de 2018 foram comercializados mais de US$ 1 milhão, com a remessa de 553.210 litros de rótulos brasileiros ao Exterior, representando alta de 44,3% em valor e de 48,7% em volume na comparação com o mesmo período do ano passado.

     Os principais mercados compradores foram Paraguai, Chile, Estados Unidos, Cingapura e Reino Unido. As ações de promoção e divulgação dos vinhos brasileiros no mercado externo são viabilizadas pelo Wines of Brasil – projeto setorial realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

     O grande destaque do período foram as exportações de espumantes, que subiram 64% em valor ante o mesmo período e apresentam um valor médio por litro de US$ 4,88. Os vinhos tranquilos, por sua vez, registraram aumento de 37% e valor médio por litro de US$ 2,25. Nesse período, os rótulos borbulhantes apresentaram participação de 30% nas vendas.

     Segundo Diego Bertolini, gerente de Promoção do Ibravin, o resultado está alinhado com o novo posicionamento do setor no âmbito internacional, que foi lançado em março, na ProWein, maior feira mundial do segmento, realizada na Alemanha.

     “Com os espumantes conseguimos exportar com valor agregado para mercados mais maduros e competitivos como os Estados Unidos, Reino Unido e Ásia. Já com os vinhos, temos proximidade logística e uma afinidade de paladar e, portanto, de produto, com os mercados da América Latina”, observa Bertolini.

     A lógica comercial apontada pelo gerente do projeto se justifica quando se observa os principais mercados compradores dos rótulos brasileiros (vide quadro abaixo). Para os próximos meses, estão previstas ações do Wines of Brasil em Nova York e Reino Unido. Já no segundo semestre, a agenda contemplará eventos com foco na América Latina, Estados Unidos e China.

Principais importadores de rótulos brasileiros
1º Paraguai
2º Chile
3º Estados Unidos
4º Cingapura
5º Reino Unido

Principais mercados para espumante Principais mercados para vinho
1º Chile
2º Cingapura
3º Estados Unidos
4º Reino Unido
5º China 1º Paraguai
2º Estados Unidos
3º Reino Unido
4º Bolívia
5º Japão

 

 

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