Economia

Bento está entre as 30 melhores cidades do país para investir em negócios

30/10/2018
Portal Adesso - Foto:

     Bento Gonçalves é novamente destaque nacional. Desta vez, em estudo divulgado pela Revista Exame, na última semana, Bento aparece entre as 100 melhores cidades do Brasil para se investir, empreender e negociar. A cidade está na 27ª posição entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e na 3ª posição no Estado, somente atrás de Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

     O ranking, elaborado pela consultoria Urban Systems, leva em consideração 42 indicadores, divididos em: sociodemografia, economia, saúde, educação, financeiro, transporte, infraestrutura e segurança. Cada indicador tem um peso conforme sua importância e atualidade.

     Dentre os aspectos, considerados essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade, foram avaliados: população economicamente ativa, índice de desenvolvimento humano municipal, crescimento do produto interno bruto, percentual de empresas com mais de 100 empregados, renda média dos trabalhadores formais, Índice Firjan de Gestão Fiscal e crescimento da frota de automóveis, entre outros.

     Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Wagner Melo, a colocação no ranking é resultado de um conjunto de ações da Administração Municipal. “Estamos trabalhando para o fortalecimento da economia local, através da atração de investimentos na cidade e no apoio aos empreendedores. A pesquisa é um reflexo de iniciativas da gestão atual que buscam proporcionar um ambiente propício para novos negócios”, disse.

     Somente neste ano, estão sendo investidos R$ 168 milhões no município, a partir da ampliação de empreendimentos apoiados pela Lei do Incentivo e pela Sala do Empreendedor. A projeção é que cerca de R$ 288 milhões sejam aplicados na cidade nos próximos anos.

     Além deste levantamento, Bento Gonçalves também foi apontada neste ano, como a 47ª cidade mais empreendedora do país. A pesquisa realizada pela plataforma Connected Smart Cities mapeou mais de 500 municípios e 700 projetos desenvolvidos pelos mesmos, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS