Economia

Gás de cozinha vai estar mais caro em toda a região

07/11/2018
Portal Adesso - Foto: Diego Franzen

     O preço do gás de cozinha está mais caro desde a noite da última terça-feira (6), quando a Petrobrás anunciou um aumento de 8,5% no preço médio vendido às distribuidoras para botijão de 13 kg.

     Desde o início do ano, revisões trimestrais são feitas. A estatal realiza o segundo aumento de preço seguido após dois trimestres de diminuição de preços.

     O valor do botijão vendido às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. Além de terem liberdade para praticar preços, as distribuidoras devem ainda incorporar o valor de impostos e outros custos. Com isso, a empresa explicou que o botijão acumulará alta de R$ 0,69, ou 2,8% desde janeiro, quando passou a ter reajustes trimestrais. A referência para os preços, segundo a Petrobras, continua a ser a média.

     De acordo com o comerciante de Garibaldi, Alvides Aliatti, da Aliatti comécio de gás, todos foram pegos de surpresa com este reajuste. "Nos assustamos com isso. Hoje calculamos que o valor deverá subir em torno de três reais nas distribuidoras. Foi uma medida que nos pegou de surpresa e que infelizmente temos que repassar ao consumidor", explica. 

     Em Garibaldi o preço do botijão, com o reajuste, deverá ficar em torno de 80 reais. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS