Saúde

Médico destaca importância do combate ao Câncer de Próstata e da Campanha Novembro Azul

07/11/2018
Portal Adesso - Foto: Diego Franzen

      Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens  para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

      E segundo o médico urologista Júlio Sfredo, é de grande importância que a comunidade tenha em mente que este tipo de ação não deve ser realizada só em novembro. “O câncer não escolhe hora e nem data. É um problema sério, de saúde pública, que deve ser tratado com o máximo de atenção. Por esta razão, vejo o Novembro Azul mais como um lembrete de uma conduta que se deve ter durante todo o ano”, comentou.

     O médico destaca ainda que com a divulgação dos canais de mídia, preconceitos outrora existentes estão diminuindo. “O exame de toque retal, por exemplo, era um tabu que com o passar dos anos está sendo derrubado, felizmente, graças aos canais de comunicação que conscientizam a população acerca da seriedade deste assuntos”, afirma.

     A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem, explica o médico. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.

Os principais sintomas são:

Vontade constante de urinar

Dores ao urinar

Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Dores ósseas

Entre os fatores de risco estão:

Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos)

Etnia negra (os homens negros têm maior incidência desse câncer)

Obesidade

Alimentação inadequada

Sedentarismo

MAIS NOTÍCIAS