Política

Prefeitos de Carlos Barbosa e Garibaldi lembram Armando Gusso no Prato Limpo

Além de Everson Kirch e Alex Carniel, Evandro Zibetti também lembrou do trabalho do ex-prefeito que faleceu após infarto
18/05/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução ADESSO TV

     O programa Prato Limpo do canal ADESSO TV nesta terça-feira (18), homenageou o ex-prefeito de Carlos Barbosa, Armando Gusso, que faleceu nesta segunda-feira (17), vítima de um infarto. Gusso, de 82 anos era natural de Garibaldi e teve sua vida e carreira completamente ligada a Carlos Barbosa.

     No estúdio, o ex-vereador e ex-vice-prefeito barbosense, Valmir Danielli, que foi o primeiro secretário da agricultura da cidade, secretaria criada no governo Armando Gusso, contou dos avanços durante os dois mandatos em que o político administrou o município. “Foi o Armando que levou luz para a comunidade de Forromeco e iniciou a abertura de estradas em muitas comunidades do interior, por isso, até hoje, muitos agricultores de Carlos Barbosa lembram dele como o homem que muito fez pelo interior”, disse Danielli. 

     Já o prefeito Everson Kirch (PP), lembrou que quando criança ouvia muito falar de Gusso e do trabalho que o político realizou na cidade. “Durante a última campanha eleitoral passei na sua casa para pedir voto e ele estava regando o jardim. Me desejou boa sorte e disse que era para seguir em frente. Como a conversa estava longa ele me disse: Não perde muito tempo aqui comigo, pois aqui em casa os votos são teus, vai nas outras casas buscar o voto dos outros”, recordou o prefeito Kirch. 

     O ex-prefeito Evandro Zibetti (MDB), também participou do programa e ressaltou o carisma que Armando Gusso tinha na comunidade e do tratamento que ele dava a todos os políticos. “Seu Armando tratava todos da mesma forma, não importando o partido ou ideologia. Mesmo estando de lados opostos, sempre conversávamos e ele tinha abertura e era muito bem quisto em todas as siglas. Carlos Barbosa perdeu uma grande liderança”, frisou Zibetti.

     Alex Carniel (PP), prefeito de Garibaldi também fez questão de destacar o papel de Gusso no desenvolvimento de Carlos Barbosa. “Ele é natural aqui de Garibaldi, onde tem muitos parentes, mas sua trajetória aconteceu toda em Carlos Barbosa. Lembro dos programas de rádio que ele transmitia aos domingos que meus pais escutavam e da pessoa carismática que era, pois todos pronunciavam seu nome com muito carinho. Quero aproveitar para expressar meus sentimentos a toda sua família”, disse Carniel.

     Além de políticos, o empresário Valdecir Ferrari que foi secretário municipal no segundo mandato de Armando Gusso na prefeitura barbosense, lembrou que o parque da estação só existe pois foi um projeto de Armando Gusso. “Lembro que ele foi muito criticado na época pois ali tinha a estação férrea e os trilhos abandonados. Muita gente tinha interesse nesta área e o Gusso fez de tudo para que o espaço se tornasse da comunidade. Se hoje Carlos Barbosa tem o parque da Estação em uma área nobre no centro da cidade, isso se deve a Armando Gusso”, disse o empresário. 

     Finalizando as homenagens, a professora de italiano Eliani Lanzarini contou que passou a gostar do italiano, após o incentivo do então prefeito Gusso que instituiu o ensino da língua italiana em todas as escolas municipais de Carlos Barbosa. “Por conta de um projeto de capacitação dos professores para o ensino da língua italiana eu acabei gostando e me aproximando muito do idioma e da cultura italiana” contou Eliani. 

Para assistir o programa na íntegra acesse: 

https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/473801107028776

     O ex-prefeito Armando Gusso foi sepultado por volta das 16h desta terça-feira (18), no Cemitério Municipal de Carlos Barbosa.  


MAIS NOTÍCIAS