Eventos/Cultura

Pré-romaria virtual de Caravaggio ocorre neste domingo

O evento terá transmissão pela internet a partir das 11h
21/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Santuário de Caravaggio

     Nesse domingo (23), ocorre a primeira edição da Pré-Romaria Virtual do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. No ano passado, por conta da pandemia, as pré-romarias foram canceladas, quebrando uma tradição de décadas.

     Desta vez, todos os grupos que se faziam presentes poderão acompanhar o evento através de transmissão pela internet a partir das 11h. Assim como a edição da Romaria de Caravaggio, todas as ações estão ocorrendo de forma remota, para manter a segurança dos devotos em meio à pandemia. Diferentes comunidades vão se unir para participar da celebração de forma online, como cavalarianos, os jovens, jipeiros, caminhoneiros, corredores, motociclistas, ciclistas, crianças, proprietários de carros antigos e também de motor home.

     O participante da pré-romaria das crianças, Kaleo Kullmann Scariot, afirma que esse evento o aproxima ainda mais de Deus e de Nossa Senhora de Caravaggio, de quem é devoto. 

O DRIVE-THRU DA FÉ

     Uma estrutura situada na Avenida Dom José Bárea, nas proximidades ao Santuário, permitirá que dois carros por vez recebam a bênção dos padres. Os participantes são convidados a destinar um quilo de alimento não-perecível. A recomendação é que os ocupantes do carro permaneçam no interior do veículo durante a ação.

     O motorista sairá pela Rua 02 de Fevereiro, na lateral do Santuário. Haverá suporte da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e da Fiscalização de Trânsito para orientar os motoristas. A ação ocorrerá no dia 26 de maio, data votiva de Caravaggio e feriado municipal em Farroupilha e Caxias do Sul. A programação deve se estender das 8h às 16h.

     O Santuário reforça que no final de semana que antecede o evento, dias 22 e 23, também não haverá qualquer tipo de estrutura disponível ao público. A igreja deve permanecer fechada, e a programação será transmitida pela internet.

     Não haverá estrutura de apoio ao longo do caminho ou no entorno do Santuário, serviço de transporte (ônibus), distribuição de água ou banheiros disponíveis ao público. A igreja deve permanecer de portas fechadas. As medidas são necessárias porque há receio de que se forme aglomeração nesta data, já que é um evento tradicional da Serra Gaúcha. No entanto, a equipe do Santuário e das prefeituras conta com o bom senso e a compreensão da população neste momento em que o Brasil enfrenta alto índice de contágio e número elevado de mortes ocasionadas pelo coronavírus.



MAIS NOTÍCIAS