Esportes

Carlos Barbosa retoma atividades esportivas

Esportes coletivos como futebol, futsal amador e vôlei já retornaram, seguindo todos os protocolos de segurança
24/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A prática de atividades esportivas foi retomada em Carlos Barbosa. Na sexta-feira dia 14 de maio, o Secretário de Esportes do Rio Grande do Sul, Danrlei Hinterholz, conseguiu a liberação dos esportes coletivos como o futebol o futsal amador e o vôlei. Outras atividades também estão liberadas, mas em algumas, as entidades preferem não retornar imediatamente, muito por conta de as competições não poderem receber público no momento. O novo decreto entrou em vigor, no sábado dia 15, permitindo o retorno das práticas esportivas com os devidos cuidados. 

     As atividades esportivas estavam paralisadas desde o dia 08 de fevereiro no município e esse retorno foi muito comemorado pelo Secretário de Esportes e Lazer, Christian Carniel. “Essa volta é muito importante, principalmente para os esportes coletivos. A gente precisa incentivar a população a prática de esportes, mas tudo dentro dos protocolos”, afirmou. 

     Em Garibaldi, a Secretaria de Esportes e Lazer, juntamente com a prefeitura, estão analisando a situação para definir um possível retorno, que deve se confirmar nos próximos dias. 

     Lembrando que, cada esporte possui um protocolo específico a ser seguido, referente ao novo sistema de gestão da pandemia, porém, todas as pessoas e estabelecimentos devem respeitar as regras básicas de prevenção à Covid-19, sendo elas: 

- Usar máscara, bem ajustada e cobrindo boca e nariz;

- Manter no mínimo dois metros de distância de outras pessoas sempre que possível;

- Limpar bem as mãos e as superfícies com água e sabão, álcool 70% ou similares;

- Garantir a ventilação natural e a renovação do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistema de circulação de ar;

- Realizar busca ativa de trabalhadores com sintomas respiratórios e encaminhar para atendimento de saúde as pessoas com quadro suspeito ou duvidoso;

- Controlar e respeitar a lotação máxima permitida nos ambientes;

- Fixar cartazes com lotação máxima e uso obrigatório de máscara na entrada dos ambientes e em locais de fácil visualização e fiscalização.

- Definir e respeitar fluxos de entrada e saída de clientes e trabalhadores para evitar aglomeração;

- Disponibilizar álcool 70% ou similar para limpeza das mãos;

- Manter no mínimo dois metros de distância entre mesas e grupos em espaços de alimentação.

     Lembrando que, é proibida em áreas específicas para atividades físicas como academias, clubes, centros de treinamento, piscinas, quadras e similares:

- A presença de público espectador;

- A utilização de áreas comuns não relacionadas à prática de atividades físicas como churrasqueiras, bares, vestiários, lounges, entre outros.


MAIS NOTÍCIAS