Saúde

Conferência na Saúde inicia nesta quinta em Bento

Espaço proporciona que a população tem a oportunidade de contribuir para as políticas públicas de saúde do município
26/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), será realizada a 8ª Conferência Municipal da Saúde de Bento Gonçalves, com o tema: “o SUS é um direito de todos: na participação da comunidade está o fortalecimento do SUS”. O evento será realizado na sede do SITRACOM, na rua Candelária, bairro Cidade Alta.

     As Conferências Municipais ocorrem em todo o Brasil, promovidas pelas Secretaria Municipais de Saúde e organizadas pelos Conselhos Municipais de Saúde. São espaços em que a população tem a oportunidade de contribuir com suas opiniões, reivindicações e propostas para as políticas públicas de saúde do município para os próximos 4 anos.

     Conforme o presidente do Núcleo de Coordenação do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Fernando Ferreira “os cidadãos são convidados a participar desse debate, pois o SUS funciona assim, com a participação popular. Isso se chama “controle social do SUS”, ou seja, o cidadão tem o direito e o dever de criar as propostas junto com o poder público”.

     Antes da Conferência Municipal de Saúde, ocorreram as pré-conferências nos bairros. Elas foram organizadas pela comunidade com a participação dos conselheiros de saúde, e as propostas serão levadas para debate e posterior aprovação na Conferência.

O que é o Conselho Municipal de Saúde?

     É um órgão composto por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários que atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A aprovação de recursos e o acompanhamento da aplicação destes são responsabilidade do Conselho Municipal de Saúde, espaço em que estão representados todos os segmentos da sociedade. Qualquer cidadão pode participar das reuniões do Conselho, mas somente os conselheiros representantes votam. Informe-se e venha conhecer como funciona o controle social do SUS.


MAIS NOTÍCIAS