Saúde


Garibaldi registra caso importado de Zika vírus

Último registro da doença no município foi em 2016
31/05/2021 Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Garibaldi registrou no início do mês de maio, um caso importado de zika vírus. De acordo com o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um homem estrangeiro que estava visitando parentes no município. De acordo com relatos, o mesmo esteve em viagem a Santa Catarina, duas semanas antes do início dos sintomas. 

     O paciente foi atendido no Posto de Saúde Central com cefaleia, dores musculares, abdominais, nas articulações, febre e dor retro orbital. Após exames verificou-se que o mesmo estava com zika vírus. “O paciente foi atendido, orientado e passa bem. Já não estando mais em período de transmissão”, informa a médica responsável pelo setor, Dra. Luana Cignachi Rossi.

     Os agentes da dengue estiveram visitando a família do paciente, verificando possíveis focos do mosquito transmissor no local e arredores. E seguem monitorando o paciente e a área, assim como os outros bairros do Município.

     O último caso importado, registrado em Garibaldi foi em 2016, de uma pessoa que esteve em viagem para o Mato Grosso. “É importante que a população se mantenha atenta, redobrando os cuidados para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A orientação é que os moradores mantenham caixas d´água, poços, barris, lixeiras e outros depósitos de água bem fechados”, ressalta a Dra. Luana Rossi.


MAIS NOTÍCIAS