Coronavírus

Bento Gonçalves participa de testagem de motoristas de caminhão

Programa do Governo do Estado tem objetivo de evitar a transmissão do coronavírus
31/05/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     O Rio Grande do Sul iniciou nesta segunda-feira (31), o programa de testagem para Covid-19 de caminhoneiros com destino à Argentina e ao Chile. A fim de evitar a transmissão do vírus nesses dois países, os condutores devem apresentar exames RT-PCR negativos para o coronavírus. Bento Gonçalves é um dos pontos de coleta do programa.

     Os municípios de Passo Fundo, Osório, São Marcos, Vacaria e Caxias do Sul também participam da ação. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também é parceira, oferecendo orientação aos profissionais e garagens para estacionar os caminhões.

     Para realizar o teste RT-PCR, o motorista deverá portar um documento chamado Manifesto Internacional de Cargas (MIC), para provar que irá atravessar a fronteira do país. Todos os insumos necessários aos testes (swab de coleta nasal e faríngeo, kits de extração de RNA e amplificação) serão oferecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLab).

     A Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio destacou que a equipe “da secretaria está preparada para o projeto, que será pioneiro no país, com a testagem dos motoristas que estão indo para os países da Argentina e Chile”, disse.

     Os testes são encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, e serão rodados como prioridade, para cumprir o prazo de sete dias de validade do resultado para que os motoristas possam atravessar a fronteira.

     Em Bento Gonçalves o exame será realizado na sala do Testar RS, localizada no antigo Galassi, no bairro Botafogo, das 9h às 17:30.


MAIS NOTÍCIAS