Educação

Garibaldi é selecionada para receber escola cívico-militar

Adesão ao projeto será definida por pais, professores e funcionários da Escola Atílio Tosin nesta terça (01)
31/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Prefeitura de Garibaldi

     Garibaldi é um dos 44 municípios gaúchos selecionados para o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares. A inclusão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Atílio Tosin, localizada no bairro São Francisco, foi confirmada em comunicado enviado pelo Governo do Estado à Prefeitura na manhã desta segunda-feira (31). Agora, caberá à comunidade escolar aprovar a adesão ao projeto.

     "Desde o início do mandato, estamos buscando de todas as formas qualificar o ensino no nosso Município. A escola cívico-militar é mais um entre tantos esforços que estamos realizando, sempre dialogando e construindo junto com a comunidade. É uma oportunidade de ofertar uma nova experiência, mas que já apresenta resultados muito interessantes", destacou o prefeito Alex Carniel, que determinou a manifestação de interesse em implementar o programa ainda este ano, caso aprovado pela comunidade.

     De acordo com os dados do projeto, as escolas cívico-militares apresentam redução na taxa de abandono escolar (77% menor do que a média), na taxa de reprovação (37,4% menor) e um incremento de 20% no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Comunidade escolar decide nesta terça-feira

     O diálogo e a participação são a base das escolas cívico-militares. Por isso, nesta segunda-feira (31), às 19h, será realizada audiência pública online com pais, professores, direção e funcionários da Escola Atílio Tosin para esclarecimentos sobre o programa. O encontro contará com a participação do coordenador Estadual das Escolas Cívico-Militares, Marcelo Dornelles dos Santos, do prefeito Alex Carniel e da secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa.

     A definição sobre a implantação do modelo será feita em votação presencial nesta terça-feira (01), contando com todos os cuidados sanitários e com a supervisão da secretaria municipal de Saúde. Das 17h30 às 20h, a comunidade escolar irá dizer se aceita ser uma das primeiras a receberem o projeto no Estado.

     Após a votação, a Secretaria deve enviar toda a documentação necessária para avaliação da Secretaria Estadual de Educação, que fará a conferência e confeccionará a súmula para publicação no Diário Oficial do Estado.

Escola Cívico-Militar

     O principal objetivo da Escola Cívico-Militar é atuar preventivamente na identificação de problemas, que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento, promovendo condições que permitam um ambiente adequado, facilitador para aquisição de conhecimentos.

     Além disso, acompanhar, proteger e auxiliar alunos e professores, não admitindo ações de qualquer natureza, que possam colocar em perigo à dignidade e segurança de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem da Escola Municipal Atílio Tosin.

     Os monitores que atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional serão reservistas aposentados que passarão por processo seletivo criterioso para atuar no programa.


MAIS NOTÍCIAS