Saúde

Garibaldi retoma castrações com a vacinação de felinos

Após suspensão e Fake News sobre surto de doença, cirurgias voltam a ocorrer no município
07/06/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Garibaldi, após analisar casos registrados de panleucopenia felina no Município, decidiu contemplar junto à castração, a vacinação de felinos (fêmeas).

     De acordo com a médica veterinária Raissa Kuntz Dias, “essa doença tem caráter imunodepressor, o que pode levar os animais a morte. A principal ação para combater a proliferação de casos é a vacinação”.

     Desta forma, a Secretaria, através do Departamento de Proteção Animal (DPA) tomou a iniciativa de vacinar todos os felinos (fêmeas) que irão passar pela castração disponibilizada pelo município. As castrações de cães fêmeas seguem normalmente, uma vez que a doença não atinge os caninos. Já gatas previamente vacinadas poderão passar pelo procedimento.

     Na última terça-feira (01), a Secretaria suspendeu as castrações de cães e gatos, durante três dias para analisar quais as ações a serem tomadas pela Administração. A administração municipal também lançou uma nota, esclarecendo sobre a Fake News espalhada de um possível surto do vírus da panleucopenia no município.

     “Por se tratar de uma doença grave, vamos iniciar a vacinação dos felinos (fêmeas) ainda no mês de junho, retomando assim as castrações, após o período de imunização. Esta medida tem por objetivo, diminuir a possibilidade de contaminação por panleucopenia, garantindo a segurança dos animais”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa.


MAIS NOTÍCIAS