Política

Carlos Barbosa anuncia novo decreto para conter aumento de casos

Determinação é baseada nas orientações da Amesne para todas as prefeituras da Serra Gaúcha e tem restrições principalmente após as 22h
09/06/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Está em vigor, desde o dia 16 de maio em todo Estado, o Decreto Estadual que instituiu o Sistema “3As” de Monitoramento (Aviso, Alerta e Ação) para fins de monitoramento do distanciamento controlado e que também, transferiu mais responsabilidade aos prefeitos com relação às novas regras de distanciamento. O município de Carlos Barbosa, após três semanas de maior flexibilização, sentiu a necessidade novamente em estipular regras mais rígidas para conter o avanço da Covid-19, amparado pelas definições da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

     Na última quinta-feira (03), os prefeitos da região da Serra Gaúcha se reuniram de maneira remota, para definir estratégias e ações a fim de evitar que o contágio seja ainda maior. Foram criadas cinco ações que estão programadas na resposta dos municípios ao Governo do Estado. Caso estas ações não sejam cumpridas, na próxima semana, poderá haver o primeiro pedido de Ação efetivamente, seguindo as regras da antiga “bandeira preta”.

Dentre as ações propostas e já enviadas ao Governo do Estado, estão:

     1- Busca ativa por pessoas infectadas com a Covid-19, principalmente entre 20 e 59 anos, sendo este, o principal grupo que está no mercado de trabalho. O município entrará em contato com as empresas e entidades industriais como a ACI e CDL, para orientar que isole todo funcionário que vir a apresentar sintomas de Coronavírus e faça o teste o quanto antes, assim evitando o contágio de pessoas próximas a infectada ou que a mesma faça o isolamento sem necessidade;

     2- Monitoramento de pessoas positivadas feito pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Brigada Militar;

     3- Retorno da campanha de conscientização dos protocolos, pelo rádio e jornal;

     4- Fiscalização dos protocolos obrigatórios e variáveis ligados ao Sistema “3As” de Monitoramento, também nos serviços essenciais;

     5- Isolamento de parques e praças públicas e aumento das restrições com relação a todo segmento que inclui restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e similares, eventos infantis, eventos sociais e de entretenimento, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, pubs e cafés com entrada até as 22h e fechamento até as 23h59, podendo reabrir apenas às 6h do dia seguinte, em qualquer dia da semana, com exceção das atividades e serviços essenciais.

     O novo protocolo também proíbe shows de música ao vivo em qualquer estabelecimento. Eventos corporativos acima de 100 pessoas e demais eventos poderão acontecer somente mediante autorização do comitê técnico regional da serra.

     A Administração Municipal de Carlos Barbosa, amparada nas resoluções que a Amesne informa aos municípios da região, sempre lembra a importância dos protocolos de segurança, utilizando máscara e álcool em gel, além do distanciamento social.

     Para denúncias de aglomerações noturnas ou qualquer outro ato que esteja infringindo estas normas e regras, pode-se entrar em contato pelo disque denúncia 54 3433-2155 ou o 190 da Brigada Militar (BM).


MAIS NOTÍCIAS