Coronavírus

UPA de Bento terá bolha de respiração individual para tratamento da Covid-19

Uso do aparelho pode melhorar a oxigenação do paciente, prevenindo a intubação e evitando a ventilação mecânica invasiva com alto risco
15/06/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Pensando na melhoria e a qualidade no atendimento dos pacientes com Covid-19, a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves adquiriu um dispositivo de ventilação não invasiva que pode evitar que pacientes acometidos com a Covid-19 sejam intubados. No total, 10 equipamentos foram adquiridos para uso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

     A Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio destacou que os novos equipamentos serão agregados a todas ações já realizadas no combate à doença. “É mais um equipamento que vem a somar neste trabalho de salvar vidas. Já temos uma Central de Oxigênio nova, respiradores, ampliação do fast-track, insumos e equipamentos de proteção e os Brics entram como mais uma opção de melhorar a condição do paciente”, disse. 

     A Bolha de Respiração Individual Controlada (BRIC) é uma espécie de capacete, em formato de bolha, de uso individual, impermeável e com conexões respiratórias que permite uma zona de controle de oxigênio para ajudar o paciente que ainda não precisou de intubação ou que, eventualmente, está saindo desse processo, em especial os que não se adaptam a outro tipo de ventilação.

     Devido sua vedação, a BRIC impede a propagação do vírus pelo ar, reduzindo o risco de contaminação dos profissionais de saúde e outros pacientes.

     De acordo com a coordenadora da UPA, Melissa Bonatto, o uso pode melhorar a oxigenação e o esforço do paciente, prevenindo a intubação e evitando a ventilação mecânica invasiva com alto risco. 


MAIS NOTÍCIAS