Saúde

Hospital Tacchini fecha UTI Pediátrica devido ao descaso do Governo Estadual

11/05/2015
Rádio Difusora Bento Gonçalves

     Depois do anúncio por parte da diretoria do Hospital Tacchini de que a partir desta segunda-feira (11), a UTI Pediátrica da Instituição de Saúde estaria em fechamento, a reportagem da Rádio Difusora procurou a Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Alexandre Machado de Britto, “é nossa vontade equacionar o problema e não gostaríamos que fosse desativada”, comentou.

     Ele ainda afirmou que os “leitos são fundamentais e que será retomada a negociação”. Contudo, a superintendência do Tacchini só anunciou o fechamento porque em tentativas anteriores de fechamento de negociação com o Governo, não houve êxito. Hoje representantes da Saúde Estadual mantiveram contato com o Tacchini para avaliar a situação do Hospital. A coordenadora da 5ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde), Solange Sonda, a pedido de Britto, recebeu uma resposta do Tacchini do que é necessário para o não fechamento da UTI Pediátrica repassando a Secretaria Estadual pensando numa alternativa para sua manutenção.

     A UTI Pediátrica foi aberta em agosto de 2014 e passou a operar com toda a estrutura em dezembro ainda do ano passado. O custo para manutenção é de R$ 210 mil por mês. Durante oito meses o Hospital financiou com recursos próprios (mais de R$ 1,5 milhão) e com a negativa de verba Estadual, optou em desativar. A partir desta segunda-feira aquelas crianças que estão internadas dentro do Tacchini irão concluir o tratamento ou serão transferidas, porém, novas internações não serão aceitas até a estrutura ser desativada por completa.

 

MAIS NOTÍCIAS