Geral

Cooperativa Vinícola Garibaldi traz ouro de competição na Hungria

Espumante Pinot Noir foi premiado entre as 960 amostras degustadas
02/07/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Única competição internacional de vinhos da Hungria, o VinAgora rendeu mais uma medalha de ouro para a Cooperativa Vinícola Garibaldi. A marca passa a ostentar no espumante Garibaldi Pinot Noir, a partir de agora, o selo dourado do certame, um dos 18 pertencentes aos quadros da Federação Mundial de Grandes Concursos Internacionais de Vinhos (Vinofed).

     Em sua 22ª edição, o concurso teve um ano de recordes. Entre 4 e 6 de junho, 60 juízes internacionais degustaram 960 amostras de vinhos oriundos de 16 países. O Concurso Internacional de Vinhos VinAgora, realizado na capital do país, Budapeste, também teve um limitador de prêmios. Embora a qualidade dos vinhos tenha sido considerada excepcional, com 75% das amostras obtendo mais de 83 pontos, apenas 30% dos vinhos inscritos poderiam receber uma medalha em cada categoria.

     Nesta edição, a pandemia dificultou a realização do evento, que recebeu aval para ser realizado no último instante, impondo alguns desafios à organização. A equipe do concurso, chancelado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), precisou encontrar um local para o evento, montar um júri a despeito das dificuldades de locomoção e, principalmente, realizar a competição de forma segura.

     Já premiado em concursos como o francês Challenge International du Vin, o Garibaldi Pinot Noir é um espumante elaborado pelo método Charmat, de coloração vermelho cereja claro e com reflexos rosados, além de ótima formação de perlage. No olfato, percebem-se aromas com notas de morango e amora, com um toque cítrico, enquanto no paladar é estruturado e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante.


MAIS NOTÍCIAS