Esportes

Técnico Edgar Baldasso completará 100 jogos pela ACBF

Marca será alcançada no jogo contra o Blumenau, nesta sexta
02/07/2021
Portal Adesso - Foto: Ulisses Castro/ACBF

     A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) está em Santa Catarina para enfrentar o Blumenau, às 15h, desta sexta-feira (02), pela Liga Ncional de Futsal (LNF). A partida vale a liderança do grupo B, mas também será um marco para o técnico Edgar Baldasso, que fará o seu 100º no comando do time laranja.

     O treinador de 34 anos comanda a equipe desde o início de 2020 e conta com os números favoráveis. Já disputou duas finais e conquistou um título: a Liga Gaúcha. Na temporada 2021, o retrospecto é positivo. A única derrota da equipe profissional no ano foi justamente na final da Libertadores, quando perdeu para o San Lorenzo na prorrogação.

     Baldasso tem 99 jogos no comando da ACBF. Até agora foram 63 vitórias, 25 empates e apenas 11 derrotas. Nestes números, estão inclusos os jogos do período em que era auxiliar técnico de Marquinhos Xavier, que esteve ausente em algumas partidas por compromissos com a Seleção Brasileira. Naquela época, Edgar substituiu Marquinhos em 50 partidas. Desde que foi efetivado no cargo como técnico em 2020, Edgar Baldasso comandou a equipe em 49 jogos.

     “Foram períodos bem distintos com muito aprendizado nos primeiros anos, buscando sentir o que era a responsabilidade de dirigir esse Clube. Desde a efetivação, o sentimento de responsabilidade obviamente permanece, mas a condição de realmente estar à frente e conduzir o grupo me traz mais confiança no processo”, avaliou Baldasso.

     Nestes 99 jogos, ele recorda de alguns momentos especiais. Porém, o mais marcante ocorreu na Libertadores deste ano. “O primeiro jogo em casa, ainda em 2015, representou muito pra mim. Mas, absolutamente, nada se compara ao jogo da semifinal da Libertadores 2021, quando naquela manhã, meu filho nasceu e eu pude acompanhar apenas por videochamada. Algumas horas depois, fizemos mais um grande jogo na competição e nos credenciamos a disputar a final. Um misto enorme e inesquecível de sentimentos”, recordou.

     Para o seu jogo de número 100, o time laranja está driblando as adversidades para seguir invicto na LNF. A delegação laranja jogou na última segunda-feira (28), em Dourados-MS, e logo depois foi direto para Santa Catarina para enfrentar o Blumenau. “Estamos invictos em jogos oficiais no ano. O trabalho e organização desde o começo da temporada foi focado no crescimento e fortalecimento do coletivo.  Temos atletas e membros da comissão técnica que se entregam ao grupo, sempre contribuindo com seus talentos específicos. É por isso que estamos mantendo bons desempenhos mesmo quando temos ausências na equipe. Esse é o entendimento necessário pra quem almeja ir longe sempre”, finalizou o treinador.


MAIS NOTÍCIAS