Geral

Carlos Barbosa terá Núcleo de Estudos do Talian

Funcionamento do núcleo ainda passará por ajustes e serão abertas inscrições em número limitado
09/07/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A Fundação de Cultura e Arte (Proarte) de Carlos Barbosa criou um Núcleo de Estudos do dialeto Talian, muito falado pelos descendentes de italianos da região. O objetivo é reunir interessados na preservação e debate da língua da imigração italiana no Rio Grande do Sul (RS), bem como incentivar o respeito pela diversidade linguística presente no município.

     Na quinta-feira (08), o diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari, coordenou um encontro restrito a convidados na sala de reuniões da Prefeitura para tratar da criação do Núcleo. Conforme explicou Eliseu, a iniciativa estava nos planos da Proarte e foi viabilizada pelo projeto “Filò Formativi de Difusores do Talian”, realizado pelo Grupo Girotondo, de Caxias do Sul.

     O projeto “Filò Formativi” disponibilizou cursos e livros para a comunidade interessada, materiais que serão utilizados nas atividades. Co-autor da “Gramàtica Talian par Cei e Grandi”, Juvenal Dal Castel participou do encontro por meio de vídeo.

     O funcionamento do Núcleo de Estudos do Talian da Proarte ainda passará por ajustes e então serão abertas inscrições em número limitado. Serão definidas a periodicidade, as pautas dos encontros e demais ações.

     “O objetivo é que o Núcleo de Estudos do Talian da Proarte sirva como uma referência em Carlos Barbosa para todos que desejam se aproximar deste importante elemento da nossa cultura”, diz o diretor-presidente Eliseu Demari.


MAIS NOTÍCIAS