Geral

Aluno de Carlos Barbosa ganha homenagem de prefeito após premiação internacional

Projeto desenvolvido por Mateus Colombo foi premiado com medalha de prata na Genius Olympiad, de Nova Iorque
09/07/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Sandro Darsie

     O ex aluno da Escola Elisa Tramontina, Mateus Colombo, foi recebido na sala de reuniões do Gabinete da Administração Municipal, para receber uma homenagem em mãos pelo prefeito Kirch pela criação de seu projeto Biomulching, na tarde desta quinta-feira (08). Mateus estava acompanhado de sua família e também estavam presentes, a diretora da Escola, Elisa Rosane Giussani, a professora coordenadora do projeto Sandra Seleri e a Secretaria de Educação Roneide Maria dos Santos, acompanhada da coordenadora de Educação Fernanda Atuatti.

     O projeto, desenvolvido por Mateus, hoje estudante de Biotecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2018, quando ainda era aluno do Ensino Médio, refere-se a uma lona biodegradável, de nome Biomulching, produzida a base de casca de laranja e essência de pimenta, utilizada como cobertura de solo na agricultura.

     O objetivo do projeto consiste em contribuir para uma agricultura mais segura e sustentável por meio da redução do uso de agrotóxicos, assim, diminuindo o crescimento de plantas daninhas e auxiliando no controle da umidade do solo e dos nutrientes. Além disso, Mateus está estudando a sua ação como inseticida, devido à essência de pimenta presente em sua composição.

     A edição da Genius Olympiad estava marcada para acontecer em junho de 2020, mas teve de ser adiada pela pandemia. Acontecendo virtualmente, Mateus apresentou seu trabalho por meio de um vídeo.

     Mateus Colombo expressa sua gratidão com relação ao reconhecimento de seu projeto e diz que: “Desenvolver este projeto foi uma experiência fantástica, porque coloca em prática muito conhecimento adquirido nas aulas da escola e também porque começamos a desenvolver um olhar mais social, com objetivo de melhorar a vida das pessoas por meio da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, tens a oportunidade de conhecer diversos lugares do país e exterior. Recentemente participei da Genius Olympiad e foi uma experiência diferente de qualquer outra que já havia tido, de qualquer outra feira que já havia participado, em função da pandemia, onde tivemos que nos adaptar ao novo habitual e também por ter sido o primeiro trabalho apresentado em outro idioma”, destacou.


MAIS NOTÍCIAS