Política

Alex e Sergio Chesini fazem a terceira prestação de contas do Governo

Buscando transparência, a cada três meses prefeito e vice-prefeito de Garibaldi mostram as ações e o caixa da prefeitura
12/07/2021
Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     O prefeito Alex Carniel e o vice-prefeito Sérgio Chesini apresentaram, nesta segunda-feira (12), em coletiva de imprensa, as principais ações desenvolvidas nos 180 dias de governo. Desde o início deste ano, a atual administração trabalha intensamente para cuidar das pessoas e da cidade, organizar as finanças e modernizar a gestão, com foco na transparência e na agilidade dos processos.

     Durante a apresentação, o prefeito Alex Carniel reforçou o trabalho sério e os avanços conquistados, mesmo num período desafiador. “Seguiremos avançando, pensando sempre em como melhorar a qualidade de vida da comunidade, que tem nos apoiado em muitas iniciativas”, destacou. Para isso, o foco do Executivo tem sido em fortalecer a modernização administrativa. “Cada projeto em andamento tem base técnica, com análise criteriosa dos recursos empregados e o tempo que precisará para ser entregue à população. E isso faz toda a diferença”, analisou.  Alex também quer ampliar o potencial turístico. “Vamos unir esforços para tornarmos nossa cidade o destaque que ela merece. Dessa forma, a atividade produtiva crescerá com mais renda e empregos”, concluiu o líder do Executivo garibaldense.

Cuidado com as pessoas

     A pandemia exigiu um trabalho comprometido e ágil para proteger a população. Até o momento, 58% da população foi vacinada com a primeira dose. A Secretaria da Saúde ampliou a testagem, aumentou as equipes de saúde e estendeu os horários de atendimento. Além disso, foram repassados mais de R$ 3 milhões ao Hospital Beneficente São Pedro. Junto ao enfrentamento a Pandemia foram investidos em outras prioridades na área da saúde, como a entrega de nova Unidade de Saúde em Tamandaré, implantação de exames no Pronto Atendimento Médico, investimentos em exames laboratoriais e aumento na oferta de exames terceirizados.

    Na educação, a administração municipal está implantando, com o apoio da comunidade, a Escola Cívico-Militar. Investiu mais de R$ 3 milhões em equipamentos de informática para todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental e articulou projeto para ampliar o transporte universitário. Também ampliou o acesso ao esporte e lazer. Através da Secretaria Municipal de Esporte, revitalizou o Complexo do Ginásio Municipal de Esportes, articulou a retomada - com segurança sanitária - as aulas de futsal, voleibol e ginástica artística. Nestes 180 dias, a prefeitura se aproximou de entidades esportivas, além de qualificar a estrutura de parques e academias ao ar livre. 

Cuidado com a cidade

     “Uma cidade com potencial turístico precisa ser exemplo de infraestrutura, estar limpa, bonita e de acordo com os padrões de sustentabilidade”, destacou o prefeito Alex Carniel. Por essa razão, a prefeitura mantém a limpeza das áreas públicas em dia. A Secretaria de Meio Ambiente fez a destinação correta de seis toneladas de resíduos eletrônicos. Foram realizadas 196 castrações, através do Departamento de Proteção Animal. O Executivo articulou com a Corsan a limpeza da barragem que abastece o município e, junto à RGE, realiza a substituição de 1.163 luminárias em LED nos bairros Bela Vista I, São Francisco e Chácaras.

     Na área do Turismo, a administração municipal conquistou o Selo Internacional Safe Travel WTTC e também o Selo Turismo Responsável. Para fomentar e desenvolver a Cultura, foi aberto chamamento público para os grupos culturais em apoio aos artistas locais. E para garantir o avanço das obras e a destinação correta dos recursos públicos, foi realizado um levantamento que visa o combate a irregularidades. Atualmente, estão em andamento as seguintes obras:

*1.0650 metros de asfalto no bairro São Miguel

*500 metros de asfalto na Rua Ernesto Stefani no bairro Garibaldina

*Pavimentação da Rua Domingos de Marchi

*Pavimentação da Rua Barão do Triunfo

*680 metros em São Jorge à Santo Alexandre

*2225 metros em Linha Araújo e Souza até São Pantaleão

Além disso, a Prefeitura está com 47 obras em fase de projeto, licitação e execução.

Cuidado com as finanças

     O vice-prefeito Sérgio Chesini, que também é secretário Municipal da Fazenda reforçou na sua apresentação o compromisso da gestão com a transparência, a seriedade e a responsabilidade fiscal. “Em seis meses alcançamos resultados significativos como o reequilíbrio das finanças com gestão eficaz e isso representa recursos para se investir em obras públicas de infraestrutura, na saúde, na educação, melhorias viárias, em suma, mais desenvolvimento para o Município”, explicou Chesini, agradecendo também o trabalho desenvolvido pelos Secretários Municipais e servidores públicos neste primeiro período.

Modernizar a gestão

     Já nesses primeiros seis meses, o Município já implantou o Sistema de Domicílio Eletrônico e ampliou o prazo do Alvará Provisório. Está trabalhando em parceria com a Junta Comercial e a RedeSimples e iniciou as tratativas em prol da Lei do Microcrédito para MEI, ME e profissionais autônomos. E de forma inovadora e segura elaborou o Plano Plurianual com participação online da comunidade. “Um dos nossos principais compromissos está relacionado a desburocratização dos processos para quem quer empreender e é nisso que estamos avançando”, exemplifica o vice-prefeito.



MAIS NOTÍCIAS