Geral

Ambrósio Chesini recebe Título de Cidadão de Garibaldi

Homenagem reconhece o legado político e social do homem público que comandou a cidade entre 1983 e 1988
15/07/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Bruno Milan

     Foi sancionado o projeto de Lei da Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi, que concede o título de cidadão garibaldense a Ambrósio Chesini. A aprovação foi feita pelo prefeito Alex Carniel nesta semana e, com isso, Chesini é reconhecido oficialmente como cidadão do município. 

     A homenagem reconhece o legado político e social do homem público que comandou a cidade entre 1983 e 1988. "Em sua trajetória, Chesini ensinou que, independente das questões políticas, quando se é prefeito tem que olhar para todos. Ele trouxe essa simbologia do senso de união e de solidariedade", destaca o prefeito.

     Ainda segundo Carniel, Garibaldi tem muito a agradecer, não só pelo que Chesini fez durante sua gestão, mas pelos ensinamentos que perduram até hoje, como o respeito ao trabalho de todos e a visão que permitiu que a cidade crescesse e se desenvolvesse.

     "Sinto-me honrado pela oportunidade de valorizar alguém que tenho como mentor. Todos os que vieram depois de Chesini respeitaram esse legado", salienta o prefeito.

Histórico

     Ambrósio Chesini concluiu o curso de contabilidade e iniciou a carreira profissional na Vinícola Peterlongo, por 22 anos, como gerente de vendas. Em 1969 casou-se com Shirlei Nicolao Chesini e teve três filhos, Raquel, Débora e Rafael, e atualmente com seis netos. Sempre muito atuante no município de Garibaldi, em 1974 idealizou o Festival do Frango e do Vinho. Como sócio fundador dos veteranos, organizou o primeiro Festival Colonial em 1984, no Bosque da Fenachamp, neste período também atuou como Juiz de Paz. Presidiu em 1990 a quarta Fenachamp, onde pela primeira vez Garibaldi, recebeu a Esquadrilha da Fumaça fazendo acrobacias durante a festa. Foi eleito Prefeito de Garibaldi na eleição de novembro de 1982, tendo como vice-prefeito Sérgio Chesini, atual vice-prefeito. Como gestor público, atuou para fortalecer áreas como a agricultura, a vitivinicultura e a avicultura no município. Atualmente está aposentado, residindo em Villa Rica, onde participa da Adega Chesini com roteiros enoturísticos.


MAIS NOTÍCIAS