Geral

Busca por bombeiros desaparecidos no prédio da SSP segue

Operação também mantém monitoramento constante das condições climáticas na área, para garantir a segurança do efetivo
19/07/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/CBMRS

     O trabalho de busca e resgate no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre se mantém nesta segunda-feira (19). Foram abertos dois acessos na edificação, com duas rotas de trabalho, que atuam de forma simultânea na incursão pela área delimitada a partir das indicações dos binômios com cães de resgate.

     A operação do Corpo de Bombeiros Militares do Estado (CBMRS) também mantém monitoramento constante das condições climáticas na área, para garantir a segurança do efetivo, bem como o trabalho contínuo de análise de engenharia da estrutura colapsada. “As equipes de busca e resgate seguirão aqui o dia todo se revezando. Não pararemos o serviço, mantendo o controle para evitar risco excessivo ao pessoal, mas estaremos atuando de forma incessante”, afirmou o tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), que coordena os trabalhos.

     A ação já está empregando no local também todos os equipamentos necessários para o escoramento e remoção de concreto e outros materiais, de forma a avançar no resgate do 1º Tenente Deroci de Almeida da Costa e do 2º Sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós.

     Dentro do esforço integrado com outras instituições, que têm dado apoio à operação, a Polícia Federal (PF) esteve no terreno na tarde do último sábado (17) e registrou imagens do prédio com uso de um drone. O material, coletado pelo setor técnico-científico da PF, é utilizado em um software da instituição que permite realizar um modelo em 3D da edificação. Essa técnica viabiliza um estudo mais aprofundado da estrutura que colapsou com o incêndio, de forma a avaliar as melhores opções de abordagem e emprego do efetivo no trabalho.


MAIS NOTÍCIAS