Política

Prefeitos da região discutem problemas nos atendimentos de Traumatologia e Ortopedia

20/05/2015
Imprensa Prefeitura de Carlos Barbosa

     O prefeito de Carlos Barbosa e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste - AMESNE, Fernando Xavier da Silva reuniu-se na tarde desta terça-feira (20), com prefeitos da região e secretários de saúde para tratar de atendimentos e procedimentos em traumatologia e ortopedia referenciados ao município de Farroupilha. Estiveram representadas as cidades de Bento Gonçalves, Nova Araçá, São Marcos, Veranópolis, Feliz, Bom Princípio e Flores da Cunha.

     A reunião foi proposta pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e contou com a participação do diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Saúde do Estado, Alexandre Machado Britto, e da Delegada da 5ª Coordenadoria, Solange Sonda. Os gestores cobraram do Estado soluções para a alta demanda de atendimento de cirurgias, que deveriam ser atendidas pelo Hospital Beneficente São Carlos, mas que não estão sendo cumpridas.

     Os representantes do Estado apresentaram três propostas para solucionar o problema. O primeiro passo será auditar o Hospital em Farroupilha para esclarecer a destinação dos recursos da região. Em seguida, a Secretaria da Saúde do Estado deverá oficiar o Hospital para que ele realize os serviços que atualmente não estão sendo prestados aos demais municípios. Além disso, o Estado comprometeu-se em buscar uma nova referência, ou seja, um novo Hospital, que atenda a demanda traumatológica e ortopédica da região.

 

MAIS NOTÍCIAS