Educação

Escolas Municipais de Bento realizam atividades alusivas às Olimpíadas

Proposta pedagógica estimula a prática física e o desenvolvimento social e emocional
26/07/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/SMED

     Com a abertura das Olimpíadas e Paralimpíadas na última sexta-feira (23), a Secretaria de Educação (SMED) de Bento Gonçalves promove juntamente com as escolas da Rede Municipal de Ensino, atividades alusivas ao maior evento esportivo mundial. 

     Percebendo a importância de se trabalhar os jogos nas escolas, o professor e assessor pedagógico da SMED, Vanderlei De Toni, propôs a atividade pedagógica "Além dos jogos Paralímpicos e Olímpicos - Aprendendo e entendendo suas potências" objetiva estimular a prática física, bem como, o desenvolvimento social e emocional do aluno.

     A secretária de Educação, Adriane Zorzi, salienta que “o esporte é essencial para o desenvolvimento corporal e mental dos alunos. Essa proposta pedagógica alusiva às Olimpíadas e Paralimpíadas permite ampliar os benefícios tanto na questão da saúde quanto no desempenho escolar, principalmente nesta fase da Educação Híbrida”, comenta.

     Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estimulam a competição de forma sadia, recheada de valores com a prática de diferentes modalidades esportivas, entre os povos dos cinco continentes. Esta filosofia possibilita para a proposta pedagógica uma conexão com valores como responsabilidade, superação, empatia, tanto na esfera individual quanto no trabalho em equipe.

     De acordo com Vanderlei, “o objetivo principal foi de proporcionar valores e conhecimentos Olímpicos e Paralímpicos envolvendo os professores, alunos e famílias em atividades saudáveis, a fim de agregar novas experiências desenvolvendo nos participantes o verdadeiro espírito que envolve os jogos. Sobretudo no que diz respeito a ética, cooperação, solidariedade e respeito para os futuros cidadãos”.

     Um objetivo pensado nessa proposta foi também de incentivar a retomada pós-pandemia junto aos alunos e famílias das práticas das atividades físicas, proporcionando uma volta gradual do movimento corporal ajudando a prevenir muitas doenças e fatores de risco, melhorando a sensação de bem-estar auxiliando a manter uma boa imunidade.


MAIS NOTÍCIAS