Geral

Assistência Social realiza busca de moradores de rua em Bento

Objetivo é de encaminhá-los para a Casa de Passagem nestes dias de frio intenso
28/07/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A equipe da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), de Bento Gonçalves, iniciou o trabalho de busca ativa das pessoas em vulnerabilidade social nas ruas do município, nesta terça-feira (27). A ação integra o planejamento da Administração Municipal para os dias de frio intenso.

     Durante a noite, foram verificados os principais pontos da cidade e feita abordagem das pessoas que dormiam nas ruas para encaminhamento a Casa de Passagem. Os que não aceitavam, receberam cobertores e sopa quente para amenizar o frio. As equipes também conversaram com as pessoas e os que não tinham passagem pelo serviço da assistência serão cadastrados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). 

     Conforme o secretário adjunto da Sedes, Wagner Dalla Valle "o trabalho da assistência é tirar estas pessoas do invisível. Estamos conversando com eles, buscando conversar e explicar que temos a Casa de Passagem para eles passarem a noite, mas muitos não aceitam deixar o lugar, que para eles já é seguro. É um trabalho silencioso", disse. 

     Wagner também explicou, que enquanto as equipes estão nas ruas, outro grupo realiza o atendimento de quem chega na Casa de Passagem, no Maria Goretti. "Lá eles são recebidos com banho, comida e encaminhados para uma cama quente. O espaço é amplo e preparado para receber todos. Estaremos nos próximos dias fazendo esse convencimento de quem está nas ruas", explica o secretário.

     O prefeito Diogo Siqueira acompanhou os trabalhos e ressaltou "a importância desse acolhimento pelas equipes da assistência e saúde. Temos uma rede preparada para atender as pessoas em vulnerabilidade. As equipes estão trabalhando intensamente para amenizar o frio intenso destes próximos dias", concluiu. 

     Participaram da ação o adjunto da Sedes, Fabiano Martins, coordenadora de Proteção Social Especial, Simone Menegotto, coordenador do setor de saúde mental, Maurice Bowari, psicóloga e coordenadora dos serviços de fortalecimento de Vínculos, Graciele Nondilo e da secretaria, Leonardo Chaves e Geverson da Silva.


MAIS NOTÍCIAS