Educação

Pesquisas de alunos de Bento são reconhecidas em concurso nacional

Mostra de Ciências conta com mais de 100 projetos de estudantes de dez estados brasileiros
02/08/2021
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     Os projetos científicos de estudantes da Impulso Bento, escola-modelo da Rede de Ensino Caminho do Saber, de Bento Gonçalves, foram classificados para a terceira edição da Mostra de Ciências do Clube, promovida pelo Clube de Ciências de Vassouras (RJ), que vai ocorrer entre os dias 24 e 27 de agosto, de forma on-line.

     O evento tem como objetivo incentivar a iniciação científica dos alunos de todo o Brasil. Neste ano, 181 estudantes de dez estados brasileiros participam da mostra, que conta com mais de 100 projetos científicos.

     A Impulso Bento será representada pelos alunos do 1º, 2º e 5º anos, que, no primeiro semestre, desenvolveram projetos de pesquisa científica, exibidos na primeira edição da Feira Ecotecnológica Virtual, em conjunto com a segunda edição do evento da Rede Caminho do Saber. A Feira, uma das ações da rede de incentivo à iniciação científica, reúne projetos dos alunos da Educação Infantil até o ensino médio.

     As propostas, desenvolvidas com orientação dos professores, abordaram diferentes temáticas e foram construídas a partir da aplicação efetiva de metodologias científicas. Os estudantes, respeitando cada nível de ensino e dentro do tema escolhido, identificaram o problema, formularam as hipóteses e determinaram os objetivos da pesquisa. Munidos de referências, sinalizaram a relevância da análise, apresentando seus resultados e conclusões.

     Conheça cada uma das propostas selecionadas na Mostra Infantil e na Mostra Jr I do evento:

     - Turma do 1º ano com o projeto ‘Gêmeos’.

     A pesquisa foi desenvolvida para sanar as dúvidas dos alunos sobre a gestação gemelar: como acontece, se todos os gêmeos são iguais, dentre outros questionamentos. O trabalho de pesquisa foi realizado em ambiente escolar por meio de palestras com médico obstetra e enfermeiro, além de pesquisas e trabalhos manuais.

     Alunos: Amanda Souza Lopes; Beatriz Daltoé; Benjamin Cavalett; Caio Cérvi Médico; Francesca Cimadon; Francisco Anflor da Silva; Gabriela Bochi Sebben; Gabriel Pasqualini; Isadora daltoé; João Pedro Marini; Lívia Casagrande Carraro; Lorenzo Vidoto de Oliveira; Pedro Eli Biazussi Maia.

     Orientadora: professora Renata Faccenda

     - Turma do 2º ano com o projeto ‘Fungos: Heróis e Vilões’.

     A pesquisa buscou entender o motivo de alguns fungos serem benéficos e os cuidados necessários para que algumas variedades não causem prejuízos à saúde. Para isso, foram realizados experimentos sobre fungos nos alimentos, com experimentação e coleta de dados.

     Alunos: Iago Averbuck Torresan, Isabelle Conte Sommavilla, Laura Osmarin Cavalli, Luca Farina Cingolani, Luiz Henrique Meazzi Bianchi, Théo Santos Wosniak.

     Orientadora: professora Suelen Regina Merlo

     - Turma do 5º ano com o projeto ‘Jardim Vertical’. 

     A pesquisa do grupo foca nos inúmeros benefícios dos jardins verticais, sobretudo em centros urbanos, com abordagem sobre o seguinte problema: como habitar cidades saudáveis, interagindo com o ambiente natural, e de forma sustentável?

     A conclusão é de que a construção de espaços verdes é uma estratégia natural e de baixo custo. Apenas deve-se observar quais plantas e materiais devem ser utilizados, levando em conta o local de instalação. 

     Alunos: Ana Laura Larentis Carrer, Andrei Pavan Mocelin, Bettina Moro Bussolotto, Larah Kinzel Nunes, Laura Angheben Penha, Lucas dos Santos de Carvalho, Marina Sacilotto Lopes, Valentine Dorigon Barbosa

     Orientadora: professora Paloma Vinhas Fracalossi


MAIS NOTÍCIAS