Coronavírus


Estado tem mais três casos confirmados de variante delta

No total, já foram confirmadas oito ocorrências no RS
03/08/2021 Portal Adesso - Foto: Reprodução/Reuters

     O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, nesta segunda-feira (02), mais três casos de variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul (RS), somando oito casos desta linhagem.

     Um dos três, registrado em Canoas, foi confirmado por sequenciamento genético da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os outros dois, ocorridos em Santana do Livramento, tiveram confirmação por sequenciamento parcial pelo Cevs, mais vínculo epidemiológico com os casos anteriores da mesma cidade.

     Nesta terça-feira (03), o Cevs enviará à Fiocruz 29 amostras de prováveis casos para confirmação. Uma delas é de Santana do Livramento e já tem confirmação por sequenciamento parcial pelo Cevs, mais vínculo epidemiológico com os contactantes.

     A delta, primeiramente identificada na Índia, é uma das chamadas “variantes de preocupação” (VOC, variants of concern, na sigla em inglês), pois trazem alguma mudança no comportamento do vírus. A característica mais marcante da delta, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Quanto à gravidade, ainda não há evidências de que ela provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.


MAIS NOTÍCIAS