Coronavírus

Fiocruz confirma mais quatro casos da variante delta no RS

Estado tem 15 casos da linhagem e mais 49 amostras prováveis
11/08/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, confirmou por sequenciamento genético completo mais quatro casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul (RS). Eles se referem a residentes de Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul e São José dos Ausentes e todos já se encontram curados. A informação foi recebida nesta terça-feira (10) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

     Com essas confirmações, o Estado tem 15 casos da linhagem e mais 49 amostras prováveis, aguardando confirmação da Fiocruz, que tiveram resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado pelo Cevs.

Casos no RS

     O Rio Grande do Sul é o único Estado brasileiro a realizar sequenciamento parcial na vigilância genômica para a identificação de prováveis variantes de preocupação (VOC, variants of concern na sigla em inglês), que são aquelas mutações genéticas que podem trazer alguma mudança no comportamento do vírus. Após essa primeira identificação, as amostras seguem para um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra. Porém, de acordo com Salvato, os testes realizados no Estado têm alta precisão e pouca probabilidade de erro, sendo suficientes, no atual momento, para identificar as variantes de preocupação circulantes, apesar da necessidade técnica do sequenciamento completo.

Onde estão os casos confirmados

     Alvorada, Gramado, Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, Santana do Livramento, Nova Bassano e São José dos Ausentes.

Onde estão os casos identificados por sequenciamento parcial que aguardam confirmação da Fiocruz

     Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.


MAIS NOTÍCIAS