Política

Fórum dos Prefeitos da Amesne reuniu gestores de toda Serra Gaúcha

Evento foi realizado nesta sexta e sábado em Caxias do Sul. Prefeitos de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento participaram
21/08/2021
Portal Adesso - Foto: divulgação
Anterior Próximo

     O Primeiro Fórum dos Prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) que ocorreu entre a noite desta sexta-feira (20), e a manhã deste sábado (21), reuniu 36 gestores de toda Serra Gaúcha. O evento foi realizado no Sky Samuara Hotel, em Caxias do Sul. A programação iniciou com jantar de integração e a abertura foi feita pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP). Após a refeição, o presidente da associação, Fabiano Feltrin, fez uma pequena apresentação musical como cover de Elvis Presley.

     Durante a manhã deste sábado (21), o evento apresentou diversos painelistas de entidades regionais. A abertura foi feita pelo presidente Fabiano Feltrin e pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico. A programação iniciou com a apresentação de representantes da Universidade de Caxias do Sul, que destacaram a estruturas montadas para o enfrentamento à covid-19, no hospital Geral e a ampliação do número de leitos, obras em execução, captação de recursos, além de ações previstas à casa de saúde.

     O cronograma seguiu com a participação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), representado pelo diretor-executivo, Rudimar Caberlon., que ressaltou o trabalho realizado para auxiliar os municípios na obtenção de economias a partir da compra coletiva de materiais e serviços. Em seguida a integrante do Comitê Técnico da Amesne, Marijane Paese, comentou sobre os trabalhos realizados nos últimos meses no combate à pandemia, as mudanças de protocolos, e as perspectivas para o futuro. Durante o encontro, também foi discutido sobre possíveis flexibilizações nos protocolos regionais para áreas específicas.

     O encerramento da programação ocorreu com a apresentação do advogado Gladimir Chiele, membro do Comitê Técnico e do setor jurídico da Amesne, que trouxe à discussão sobre a Corsan, sobre a legalidade e o uso de recursos por parte dos municípios, além de aspectos jurídicos importantes para as cidades. O encontro foi finalizado com espaço para perguntas e sugestões sobre todos os temas mencionados ao longo da programação.

Encontro com Primeiras-Damas

     Em paralelo ao ciclo de palestras aos prefeitos da Amesne, ocorreu também uma programação especial para as mulheres. A organização foi liderada pela Primeira-Dama de Farroupilha, Ariane Laura dos Santos Feltrin, pela Primeira-Dama de Caxias do Sul, Jussara Canali, e pela vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris.



MAIS NOTÍCIAS