Política

Ex-vereador de Lajeado é condenado a prisão no regime semiaberto

27/05/2015
Deoli Gräeff/Correio do Povo

     Mais de dois meses depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promulgou sentença condenando três réus de Lajeado envolvidos em um esquema de corrupção eleitoral e peculato, um ex-vereador do município foi levado para o regime semiaberto, nesta terça-feira. Para a decisão não cabe mais recurso, apenas o cumprimento da sentença. O ex-vereador Márcio Alfonso Klaus (PSDB), de 48 anos, foi condenado à reclusão de cinco anos e quatro meses. O mandado foi cumprido pela Polícia Civil de Lajeado em ação comandada pelo delegado Luciano Stobbe.

     Klaus presidiu o Legislativo em 2004 e foi candidato à reeleição para o terceiro mandato. Na época, durante a campanha eleitoral de 2008, chegou a ser preso em 26 de setembro ao sair de uma festa, segundo a denúncia, paga por ele para comprar votos no bairro Campestre. Klaaus permaneceu na prisão por 12 dias e foi eleito no pleito daquele ano com 1.236 votos. Porém, não assumiu porque a Justiça Eleitoral cassou o registro da candidatura em novembro.

     Também foi condenado à prisão Ildo Schneider, de 57 anos, mais conhecido como Schneidão. Ele foi preso na manhã desta terça, em casa. A pena é de quatro anos e seis meses de reclusão no regime semiaberto. O terceiro envolvido, Antônio Altair Dossena, de 56 anos, o Banha, foi condenado a dois anos no regime aberto, cuja pena foi convertida em prestação de serviços comunitários. Uma quarta pessoa envolvida no esquema, Jorge Luís Freitas, de 52 anos, o Taxa, foi absolvido das acusações.

 

 

MAIS NOTÍCIAS