Geral

Prevenção ao suicídio é tema do Prato Limpo desta quinta

Coordenadora do Cemaps e psicóloga orientaram a população a respeito dos riscos e prevenções ao ato
02/09/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     Setembro é o mês em que ocorre a campanha Setembro Amarelo que, desde 2014, alerta para a prevenção contra o suicídio, tendo o dia 10 como data oficial da ação. Diante disso, o programa Prato Limpo desta quinta-feira (02), no ADESSO TV, tratou de alertar a população sobre o tema, que muitas vezes é pouco mencionado na sociedade. 

     Na ocasião, participaram da atração a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Psicossocial (Cemaps) de Carlos Barbosa, Kelin Danieli e a psicóloga Luciane Rippel, para comentar a respeito das ações realizadas no município e das prevenções ao suicídio.

     Sobre as ações da campanha Setembro Amarelo, a coordenadora do Cemaps comentou que ocorrerá o dia D de proteção ao suicídio. “Nós estamos nos organizando para trabalhar com ações que chamamos de dia D. No dia 16 estaremos no calçadão orientando as pessoas e distribuindo materiais para quem estiver na rua, como forma de conscientizar as pessoas sobre esse perigo. No dia 24, no Centro de Saúde, também estaremos orientando os profissionais que ali trabalham, afim de orientar, prevenir e saber o que fazer em uma situação de risco”, comentou Danieli.

     Questionada sobre os motivos que podem levar uma pessoa a cometer suicídio, Luciane afirmou que são vários fatores psicológicos que podem levar a pessoa a cometer esse ato. “É algo multifatorial e não acontece de uma hora para outra. É um processo que muitas vezes é longo e envolve vários fatores. O suicídio não é o problema em si, mas ele se desenvolve de outros problemas e dificuldades que a pessoa está enfrentando. A gente pensa que o ato de suicídio é a pessoa se matar, mas na maioria dos casos ela busca acabar com o sofrimento, por isso é muito difícil a gente achar o principal motivo de cometer o ato”, declarou a psicóloga.

     Ela continuou dizendo que é extremamente importante buscarmos entender o que essa pessoa está passando para conseguir ajuda-la de alguma maneira. “Não devemos nunca questionar, temos que entender a dor que a pessoa está passando para conseguirmos ajuda-la. O suicídio está relacionado a quatro Ds, depressão, desamparo, desesperança e o desespero e eles estão muito associados a busca do ato. Então não podemos deixar para depois, temos que tentar agir rapidamente para evitar o pior”, comentou. 

     O Rio Grande do Sul, entre 2011 e 2016, foi o estado brasileiro que apresentou as maiores taxas de óbitos por suicídio. No Brasil, são cerca de 26 suicídios por dia, sendo cerca de 12 mil suicídios registrados por ano. 

     Em nível mundial, são registrados mais de um milhão de casos no mesmo período, sendo que essa é a 15ª maior causa de mortalidade na população em geral. Entre jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017.

     Diante disso, o Cemaps, juntamente com o Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro de Serviços de Psicologia (Serpsi), Secretaria da Saúde e Secretaria de Assistência Social e Habitação estarão realizando diversas ações de conscientização e prevenção. Em situações de risco ou emergência, não deixe de procurar ajuda. Entre em contato pelos números:

     - CVV: 188

     - Brigada Militar: 190

     - Samu: 192

     - Bombeiros Voluntários: 193

     Para acompanhar a entrevista completa com a coordenadora do Cemaps, Kelin Danieli e a psicóloga Luciane Rippel, acesse o link: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/240983157948864


MAIS NOTÍCIAS