Geral

Restauração da Casa "Família Cercato" inicia neste mês

Casa de Pedra que fica na comunidade de Borghetto em Garibaldi é tombada pelo patrimônio histórico da cidade
17/09/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Ainda neste mês de setembro terá início o restauro da Casa de Pedra - Família Cercato, localizada no bairro Borghetto, em Garibaldi (RS). A obra terá duração de seis meses e possibilitará a preservação da arquitetura de um período importante da história da colonização italiana na região. Patrimônio histórico tombado pelo município, a casa está inserida na rota turística Estrada do Sabor.

     A casa Cercato, edificação residencial com aproximadamente 100 metros quadrados de área construída, é de uma tipologia recorrente na arquitetura vernácula italiana, obra dos imigrantes oriundos em grande maioria da região do Vêneto que se estabeleceram no sul do Brasil no segundo quartel do século XIX. Nela encontramos a alvenaria de pedra lascada e irregular o que lhe confere o aspecto rústico da técnica primitiva aplicada nos primórdios da colonização e embora seja uma tipologia recorrente, ela assume caráter excepcional no município de Garibaldi, pois são poucos os exemplares desta técnica construtiva.

     A proteção é uma das ações mais importantes para o patrimônio histórico. Proteger um bem cultural significa impedir que ele desapareça, mantendo-o preservado para as gerações futuras. A preservação da memória de um povo está diretamente relacionada à conservação de seu patrimônio cultural. Diante disso, após o restauro, a Casa de Pedra irá sediar o Memorial da Casa da Família Cercato e uma osteria onde serão degustados os espumantes da região.

     Esta iniciativa de revitalização conta com o patrocínio das empresas Medlive, Madesa e Sul Nativa Transportes, por meio do financiamento Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os escritórios de arquitetura responsáveis pela restauração é Studio1 Arquitetura e Patrícia Pasini Arquitetura e a gestão do projeto está a cargo da Cult Assessoria e Projetos Culturais. 

     No dia 21 de setembro, às 10:30, acontecerá uma ato solene para marcar o início das obras de restauração com a presença da família Cercato, autoridades, imprensa e equipe do projeto.


MAIS NOTÍCIAS