Geral

Carlos Barbosa perde importante liderança no turismo rural

Ilva Morelatto Tomazel do roteiro turístico L’Amore di Colonia tinha 58 anos
24/09/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo Pessoal
Anterior Próximo

     Faleceu na última quarta-feira (22), vítima de câncer, a incentivadora e guia de turismo no roteiro L’Amore di Colonia, Ilva Morelatto Tomazel. Ela era uma das coordenadoras do roteiro que fica na comunidade de Santo Antônio de Castro, interior de Carlos Barbosa. 

     Ilva de 58 anos, era doceira e em sua propriedade que integra a atração turística, recebia os visitantes com mais de 20 tipos de chimias, balas e frutas cristalizadas, tudo produzido por ela. Lá, também explicava como tudo era feito desde a saborosa figada até os outros doces como uva, pêssego e goiaba. Ilva produzia também os exóticos, butiá, maçã com pimenta e chuchu.

     Para o ex-presidente da ACI – Associação do Comércio Indústrias e Serviços de Carlos Barbosa, Fabiano Paloschi Ferrari, que na sua gestão incentivou e apoiou o turismo rural, Ilva era uma liderança que fazia a diferença. “Lembro das reuniões que ela participava ativamente sempre trazendo ideias, desde a implantação do roteiro, quanto das melhorias que poderiam ser feitas para divulgar e incentivar outros agricultores a também entrar no roteiro. Sua partida deixa uma lacuna no turismo rural barbosense”, disse Ferrari.

     Em 2017, Ilva Tomazel integrou o grupo do projeto ACI Itália que esteve na região da Lombardia ( Milão e Bergamo) e Vêneto (Nove, Veneza, Bassano del Grappa). Juntamente com outros integrantes do roteiro, ela conheceu diversas propriedades italianas, onde pode trazer novidades e constatar as muitas coisas em comum que os dois países possuem. 

     Na oportunidade, o PORTAL ADESSO esteve presente e Ilva foi entrevistada. Em outra reportagem, ela apareceu mostrando o roteiro turístico L’Amore di Colonia e brincou falando sobre  marmelada. 

     Ilva deixa o esposo e três filhos. Ela foi velada na igreja da comunidade de Santo Antônio de Castro e sepultada no cemitério da mesma comunidade. 






MAIS NOTÍCIAS