Saúde

Prato Limpo alerta para prevenção ao Câncer de Mama

Outubro Rosa, mês de conscientização a doença, foi pauta do programa desta terça, no ADESSO TV
29/09/2021
Portal Adesso - Fotos: Reprodução/ADESSO TV
Anterior Próximo

     Outubro é o mês da conscientização e prevenção ao Câncer de Mama, que atinge principalmente as mulheres. Por conta disso, o programa Prato Limpo desta terça-feira (28), no ADESSO TV, procurou alertar a população a respeito dos perigos da doença. Na atração, participaram o médico Oncologista, Ruy Reinert Júnior, a Coordenadora das Unidades de Saúde de Garibaldi, Michele Romio e a Presidente da Liga de Combate ao Câncer de Garibaldi, Marlova Trombini. 

     Sobre a faixa etária mais suscetível a doença, o doutor Ruy comentou que pessoas acima doas 50 anos tem probabilidade maior de contrair o câncer. “Locais onde as pessoas vivem mais, temos mais casos da doença. O câncer não é uma doença do jovem, ele é mais incidente em pessoas com mais de 50 anos”, afirmou o Oncologista.

     O médico citou também algumas maneiras para prevenir o avanço da doença. “Evitar o tabagismo, pois é um dos fatores mais determinantes para o aparecimento de câncer. O alcoolismo, exposição excessiva ao sol, alimentação e obesidade também são outros fatores que devemos ficar atentos para prevenir o avanço da doença”, orientou.

     A Coordenadora das Unidades de Saúde de Garibaldi comentou que os postos locais possuem diversos profissionais capacitados, para melhor atendimento e acompanhamento a população. “Nossos postos de saúde possuem ginecologistas, pediatras, entre outros profissionais capacitados. Homens e mulheres podem nos procurar para realizarem exames e consultas. No próximo dia 23, estaremos com seis UBSs abertas para receber a população, onde realizaremos esse acompanhamento de perto, como forma de prevenção ao câncer de mama”, falou Michele.

     Já a presidente da Liga de Combate ao Câncer do município, falou sobre o trabalho que é realizado anualmente e, principalmente, durante o outubro rosa. “A Liga segue atendendo as pessoas da comunidade que necessitam de atendimento. Damos apoio, medicação, auxílio no transporte, pois atendimentos muitas pessoas carentes, que necessitam dessa ajuda”, declarou Marlova Trombini.

     Em todos os anos, no mês de outubro, a Liga realiza diversas ações focadas na prevenção do Câncer de Mama. Neste ano, a programação inicia no próximo sábado, dia 2, com Feira de Artesanato junto ao Boulevard Garibaldi, das 9h às 20h e a tradicional missa de abertura do Outubro Rosa, na Igreja Matriz São Pedro, as 17h. Também será realizado almoço especial em comemoração aos 50 anos da Associação Veteranos de Garibaldi (AVG), no dia 17 de outubro, com ingresso no valor de R$50 e renda revertida para a Liga. No dia 23, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá uma ação especial, com realização de exames preventivos nos postos de saúde. 

     Além das atividades, a Igreja Matriz e a sede da Liga estarão iluminadas de rosa ao longo do mês.  

     Para acompanhar a entrevista completa com o médico Oncologista, Ruy Reinert Júnior, a Coordenadora das Unidades de Saúde de Garibaldi, Michele Romio e a Presidente da Liga de Combate ao Câncer de Garibaldi, Marlova Trombini, acesse o link: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/417067743185236 


MAIS NOTÍCIAS