Coronavírus

Carlos Barbosa ultrapassa os 15 mil vacinados com segunda dose

Redução de óbitos e taxa de cura elevada também são fatores a serem destacados no município
29/09/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Sandro Darsie

     Sendo um dos municípios da Serra mais avançados na vacinação contra a Covid-19, Carlos Barbosa ultrapassou, nesta terça-feira (28), a marca de 15 mil pessoas totalmente imunizadas. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, 14.103 pessoas receberam a segunda dose das vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca e 1.064 pessoas receberam a dose única da Janssen (equivalente a primeira e segunda dose), totalizando em 15.167 pessoas vacinadas com a segunda aplicação. Segundo dados do IBGE, 30.630 pessoas residem no município, o que significa que 49,51% da população total já está completamente imunizada.

     Também foram iniciadas no município as aplicações da dose de reforço contra o vírus, para os idosos de 70 anos ou mais e imunossuprimidos. Até esta terça, um total de 183 pessoas já receberam a nova aplicação da Pfizer.

     Outro fator importante que simboliza o avanço de Carlos Barbosa na imunização da população, é a redução no número de óbitos causados pela Covid-19. O município está há 35 dias sem novos registros de mortes. Isto se deve também pela conscientização da população e pelos cuidados adotados, entendendo a gravidade do problema.

     A taxa de cura da doença também é outro fator a ser considerado. Das 4.548 pessoas que contraíram o vírus no município, 4.469 estão totalmente recuperadas, registrando cura superior a 98%.

     Apesar dos eventos e encontros estarem retornando aos poucos, é necessário continuar respeitando os protocolos de segurança, sendo eles: uso de máscara, lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão, higienizar as mãos com álcool em gel 70%, cobrir nariz e boca com lenço ou braço ao tossir ou espirrar, evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, manter o distanciamento social, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e evitar aglomerações.


MAIS NOTÍCIAS