Geral

Morre Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo

Empresário de Farroupilha tinha 90 anos e estava internado na Santa Casa em Porto Alegre
15/10/2021
Portal Adesso

     O fundador das Lojas Colombos, Adelino Colombo, morreu aos 90 anos nesta sexta-feira(15). O empresário estava internado no Hospital São Francisco, no complexo da Santa Casa, em Porto Alegre, onde veio a óbito por causas naturais. Colombo deixa a esposa, Ruth Colombo, quatro filhos, dez netos e dois bisnetos.

     Adelino nasceu no chamado Travessão Milanês, entre o distrito de Nova Milano e a cidade de Farroupilha, em 23 de dezembro de 1929. Neste local ele morou até os 17 anos e posteriormente trabalhou como vendedor e representante comercial, até abrir seu próprio negócio. Visionário, o empreendedor iniciou com a venda de televisores, expandindo sua gama de produtos. Crescendo cada vez mais, a empresa também se estabeleceu em municípios da Serra Gaúcha, em grandes cidades como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis.

     A marca Lojas Colombo foi fundada há 61 anos pelo empresário, na cidade de Farroupilha, Serra gaúcha. Atualmente, ela é considerada uma das maiores rede de eletromóveis da região Sul e do país, totalizando 305 lojas e mais de 4 mil funcionários.  Em nota, o Grupo Colombo lamentou a morte. “Cresceu na vida através do próprio esforço, cumpriu todos os seus compromissos e respeitou as pessoas”, escreveu.


Confira a nota divulgada pela empresa:

É com muito pesar e imensa tristeza que o Grupo Colombo comunica o falecimento do seu fundador e presidente do Conselho Administrativo, Adelino Colombo, aos 90 anos.

“Cresceu na vida através do próprio esforço, cumpriu todos os seus compromissos e respeitou as pessoas”, Adelino Colombo.

Nesta sexta-feira, 15/10, faleceu, aos 90 anos, o empresário, fundador da Lojas Colombo, Adelino Colombo, de causas naturais. Ele estava internado no Hospital São Francisco, no complexo da Santa Casa, em Porto Alegre.

Deixa a esposa, Ruth Colombo, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos. Nascido em Nova Milano, em 1930, guiado pela intuição e pelo talento para os negócios, fundou a Lojas Colombo há 61 anos, na cidade de Farroupilha (RS). Hoje, a maior rede de eletromóveis do Sul e a 10ª do País, com 305 lojas e mais de 4 mil funcionários. Seu Adelino, como era carinhosamente chamado, trabalhou até seus últimos dias, comparecendo a compromissos, como presidente do Conselho Administrativo da empresa. No cargo de vice-presidente, está o seu neto, Eduardo Colombo, que foi preparado pelo avô desde criança para liderar. A Lojas Colombo funde-se com a biografia de Adelino Colombo, que, na vida privada gostava de pescar, caçar, viajar e dos almoços de domingo, quando reunia a família. No início de sua jornada, Adelino ia de porta em porta para vender televisores, uma novidade para as famílias, que ficavam com o aparelho por uns dias para testá-los. Participou ativamente de entidades associativas e do Rotary Internacional.

Adelino Colombo sempre atribuiu ao relacionamento próximo com colaboradores o principal marco de sua trajetória de sucesso e empreendedorismo. Quando questionado sobre seu legado, certa vez, declarou: “Cresceu na vida através do próprio esforço, cumpriu todos os seus compromissos e respeitou as pessoas”.

Com persistência, construiu o Grupo Colombo, composto pelas lojas de eletromóveis e pelas empresas Crediare; ColomboCred, especializada em empréstimos; Colombo Motors; Colombo Consórcios; Colombo Casa Pet; Feirão de Móveis; e a Colombo Tech, desenvolvedora de soluções de software para varejo em nível nacional."

     Em 2015, Adelino Colombo participou de uma entrevista ao grupo RBS, na oportunidade ele contou como iniciou seu negócio. Clique e assista o vídeo











MAIS NOTÍCIAS