Educação

Professora comenta sobre as dificuldades de lecionar durante a pandemia

Dia do Professor celebra o esforço dos profissionais que tiveram de encontrar novas formas de ensinar
15/10/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     O dia 15 de outubro é tradicionalmente celebrado como o Dia do Professor. Para comemorar a data, o programa Prato Limpo recebeu, nesta sexta-feira (15), a professora Jaqueline Brunello, mãe da comentarista Letícia Brunello Borges. Na ocasião, ela comentou sobre as dificuldades e aprendizados durante a pandemia, onde a classe teve de se adaptar e encontrar novas formas de repassar os ensinamentos aos alunos.  

     Jaqueline, que leciona há 32 anos, afirmou que a pandemia foi um grande desafio, tanto para ela quanto aos demais profissionais da área. “O professor passa por desafios constantes na profissão, mas a chegada da pandemia foi um desafio enorme. Mas hoje vejo que isso tudo foi um aprendizado para toda a comunidade escolar. A pandemia veio para transformar o conceito de ensino e de escola, além de mostrar aos pais que os filhos necessitam de um maior apoio nos estudos”, destacou.

     A professora citou que lidar com a tecnologia foi o maior desafio enfrentado no período sem aulas presenciais. “Para mim o maior desafio foi essa questão do online, lidar com tecnologia nunca foi o meu forte. Outro fator foi que muitas vezes os alunos participavam das aulas com as câmeras desligadas e isso dificultava, pois, a gente nunca sabia se eles realmente estavam prestando atenção. Mas afirmo que mesmo diante disso tudo, o ensino híbrido veio para ficar”, comentou.

     Jaqueline é aposentada pela rede Municipal, mas continua atuando na rede Estadual, lecionando Língua Portuguesa e Literatura na Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina. Sobre a aposentadoria em um dos turnos, a professora revelou ter até chorado ao se despedir de seus antigos colegas e alunos. “Quando sai eu estava feliz, tirei foto, fiz postagem e agradeci o município pelo auxílio. Depois de chegar em casa com todos os materiais e livros e me deparei que não atuaria mais na rede municipal, eu chorei muito. Foram anos de dedicação em prol da educação de Carlos Barbosa, então fiquei muito emocionada”, afirmou.

     Para acompanhar a entrevista completa com a professora Jaqueline Brunello, acesse o link: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/562801818134843 


MAIS NOTÍCIAS