Turismo e Gastronomia

Horários de passeio do Tim-Tim são ampliados

Atrativo é um dos mais significativos de Garibaldi
08/11/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Vicente Silveira

     A crescente busca pelo destino Garibaldi fez com que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, ampliasse os horários fixos de Tim-Tim. A partir do próximo sábado (13), os visitantes ganham mais duas opções de horários aos finais de semana: aos sábados, às 15h, e aos domingos, às 11h. O já fixo passeio do sábado, às 11h, segue no calendário.

     O passeio tem saída junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Avenida Independência, localizado ao lado da Cooperativa Vinícola Garibaldi. O Tim-Tim percorre o Centro Histórico de Garibaldi e o passeio é sempre acompanhado de um guia da Associação dos Condutores de Turismo de Garibaldi (Condetur). O custo é de R$ 15 por pessoa. Nos demais dias da semana, pode ser agendado diretamente na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone/ WhatsApp (54) 3462 8235.

A história do Tim-Tim

     Há mais de duas décadas, o veterano da 2ª Guerra Mundial passeia pelas ruas de Garibaldi. A história do Tim-Tim – nome alusivo ao brinde de espumante, bebida que é um dos símbolos de Garibaldi – começa, ou recomeça, em 1990, quando foi adquirido pela Prefeitura junto ao exército brasileiro. O prefeito da época viu o caminhão parado em um quartel de Porto Alegre, e imaginou que poderia dar a ele uma nova utilidade.

     Durante o período da guerra, entre 1939 e 1945, foram fabricadas mais de 500 mil unidades destes caminhões militares, que serviam para o transporte de tropas e de suprimentos para o front. Mais de 60 anos depois, poucos continuam trafegando, e dificilmente algum outro tenha mudado tão radicalmente de função.


MAIS NOTÍCIAS