Saúde

Urologista fala sobre prevenção ao Câncer de Próstata

Doutor Nury Jafar Abboud Filho participou do Prato Limpo desta segunda (08), no ADESSO TV
09/11/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     O Novembro Azul é o mês dedicado a prevenção ao Câncer de Próstata, que afeta milhares de homens em todo o país. Diante disso, o médico Urologista do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, Doutor Nury Jafar Abboud Filho, foi um dos convidados do programa Prato Limpo, desta segunda-feira (08), do ADESSO TV. Na oportunidade, ele explicou sobre os cuidados e a prevenção à doença, que afeta um em cada nove homens.

     Sobre as formas de prevenção ao Câncer de Próstata, o Urologista afirmou que a principal maneira é a realização de exames periódicos. “A melhor forma com certeza são os exames regulares. Não existe nenhuma causa que previna o câncer de próstata a não ser a procura rotineira pelo Urologista”, falou Nury.

     Dentre os grupos de maior risco a doença, se enquadram os homens entre 45 e 50 anos. “A idade é um fator que determina o histórico de câncer, assim como o histórico familiar. Não existe algo no dia-a-dia que possamos prevenir a doença, mas a detecção precoce é fundamental para êxito no tratamento. Se o rastreio for detectado inicialmente, podemos alcançar uma taxa de cura de 90%”, comentou.

     O Urologista falou também sobre a doença causar impotência sexual aos homens que a contraírem. “Temos uma chance de 10 a 20% de o paciente diagnosticado com câncer de próstata ficar impotente. Existem tratamentos para esse problema e o tempo de tratamento vai resolvendo isso. Não adianta termos uma boa relação sexual se nosso corpo não está bem. O tratamento é extremamente necessário. Se temos um problema, temos que enfrentar”, finalizou Nury.

     Para acompanhar a entrevista completa com o médico Urologista do Hospital Tacchini, Doutor Nury Jafar Abboud Filho, acesse o link: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/309426967664781 


MAIS NOTÍCIAS