Turismo e Gastronomia

Estrada do Sabor comemora 20 anos

Principal atrativo rural de Garibaldi recebe uma média de 6.000 visitantes por ano
12/11/2021
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     A Estrada do Sabor, localizada na Linha São Jorge, no interior de Garibaldi, completa 20 anos de existência neste ano. Fundada em 26 de novembro de 2001, hoje a rota é o principal atrativo rural do município e recebe uma média de 6.000 visitantes por ano. 

     Diferentemente de um roteiro turístico tradicional, na Estrada do Sabor os visitantes são recebidos nas próprias casas ou sítios das famílias. Por isso, grupos menores – geralmente famílias vindas de outras cidades –, têm uma experiência exclusiva, marcada pela simplicidade tipicamente interiorana que não costuma ser comum em destinos turísticos habituais. 

     Tudo começou no final do ano de 1998, quando famílias da comunidade de Garibaldi souberam de uma mobilização regional para incentivar o turismo rural. Entre elas estava a da atual presidente, Odete Bettú Lazzari. Foram dois anos de preparação, com participação em cursos e visitas técnicas para aprimorar a lida com os produtos e aprender a receber visitantes. “Foi um movimento gigantesco na época, que envolveu diversas cidades. Com o passar do tempo conseguimos lapidar, com muito orgulho, a Estrada do Sabor. Mais do que comemorar essas duas décadas, queremos seguir evoluindo para que Garibaldi se fortaleça cada vez mais como destino turístico”, comenta Odete, que comanda hoje um dos principais atrativos da rota, a Osteria Della Colombina, que nasceu junto com a Estrada do Sabor.

     Além da oportunidade de estar em contato com a natureza, quem visita a rota pode degustar receitas caseiras tipicamente italianas, vinhos, pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa, licores e embutidos, como copas e salames. A possibilidade de interagir com os agricultores torna a experiência do visitante ainda mais interessante. 

     Fazem parte da Estrada do Sabor as famílias Jorge Mariani, Odete Bettú Lazzari (Osteria Della Colombina), Vaccaro e Vilmar Bettú (Turismo Enológico). Em todas as propriedades é necessário agendamento.


MAIS NOTÍCIAS