Saúde

Hospital São Pedro realiza exame inédito em Garibaldi

Ecocardiograma com estresse farmacológico foi feito pela primeira vez nesta sexta-feira (12)
13/11/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/HBSP

     Nessa sexta-feira (12), o Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi deu mais um passo no seu caminho de modernização tecnológica, humanização. Profissionais da Casa de Saúde, realizaram o primeiro Ecocardiograma com estresse farmacológico. O exame é um ultrasson associado ao uso de medicação que possibilita visualizar a contração do coração em repouso e na frequência cardíaca máxima atingida pelo paciente.

     O exame foi realizado em paciente residente em Garibaldi, pelo Sistema Único de Saúde - SUS, e é mais uma opção oferecida à comunidade. A equipe que realizou o procedimento inédito é comandada pelo médico cardiologista Dr. Eduardo Dal Magro Marcon e Enfemeira Adriane Fachi.

     De acordo com o diretor administrativo do São Pedro, Jaime Gnatta Kurmann, o exame inédito em Garibaldi mostra que o hospital vem trabalhando no aprimoramento dos seus serviços. "Nos últimos anos, nosso hospital adquiriu equipamentos modernos o que possibilitou que os pacientes não precisem se deslocar até grandes centros em busca de exames e diagnósticos avançados. Muitos destes serviços possuímos aqui em Garibaldi e o melhor, oferecemos eles pelo SUS, isto é, toda a comunidade tem acesso e precisando do serviço pode, ficar tranquilos que temos aqui na cidade", salientou. 

Sobre o Exame

     O procedimento é realizado com o paciente deitado na posição lateral esquerda, monitorado por eletrocardiograma e aparelho de aferir pressão arterial, além de acesso venoso periférico, por onde são infundidas as medicações.

Principais Indicações

     As principais indicações são avaliação de isquemia miocárdica em pacientes com suspeita de doença coronária ou com coronariopatia já documentada e também como avaliação de viabilidade miocárdica em pacientes de miocardiopatia isquêmica.

MAIS NOTÍCIAS