Geral

APEME incentiva a amamentação durante vacinação de bebes

Associação efetuou doações a UBS Central de Garibaldi, na manhã desta quarta (17)
17/11/2021
Portal Adesso - Fotos: Divulgação/Greice Scotton
Anterior Próximo

     A Parceiros Voluntários, departamento social da Associação das Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi, realizou a doação de uma poltrona, um pufe e novos jogos de lençóis para a sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na manhã desta quarta-feira (17). A ação é uma forma de incentivar a prática da Mamanalgesia, que é a amamentação do bebê durante a aplicação da dose de vacina. A doação auxiliará as cercas de mil crianças vacinadas por mês na Unidade de Saúde.

     Apesar do nome estranho, a mamanalgesia é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Diversos estudos científicos comprovaram que, ao amamentar e manter o bebê em contato pele a pele na hora da vacina, a mãe libera hormônios como a ocitocina e a endorfina, que diminuem tanto a dor do bebê quanto a ansiedade materna. No próximo final de semana, as quatro integrantes da equipe da Sala de Vacinação da UBS Central passarão por uma atualização que inclui, também, aprofundamento nas técnicas de mamanalgesia.

     A ação realizada pela APEME contou com o apoio da Prefeitura de Garibaldi e empresas parceiras, que doaram os itens necessários. Os lençóis foram confeccionados por voluntárias do Grupo de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi.

     Na entrega, estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Clarisse Lagunaz, a coordenadora da Parceiros Voluntários de Garibaldi, Renata Rigon Cimadon, a Diretora Executiva da Apeme, Greice Locatelli Mattiello, a equipe do setor de imunizações (enfermeira Kátia Mendanha; técnicas de Enfermagem Vanessa Souza da Silva Chiesa e Jucemara Magrin; e acadêmica de Enfermagem Taís Furlanetto Bortolini), além dos representantes das empresas parceiras: Ademir Agatti, e Gilberto Gilvan do Couto Soares.


MAIS NOTÍCIAS