Polícia

Polícia Civil deflagra operação de combate à violência contra idosos

Crime pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa
19/11/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Polícia Civil

     A Polícia Civil (PC) do Rio Grande do Sul (RS) deflagrou nesta quinta-feira (18), a Operação Vetus II. A ação vem se desenvolvendo desde o dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos. A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

     No RS, a operação resultou na prisão de quatro pessoas, na apuração de 499 denúncias, sendo 1875 vítimas atendidas em 235 municípios abrangidos. Desde o início, diversas ações preventivas e repressivas foram realizadas em todo o Estado. Neste período, os profissionais de segurança pública apuram denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais. O trabalho contou com a realização de diversas diligências policiais, tais como a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas todas com foco na proteção, prevenção e combate à violência contra a população.

     A Operação Vetus II faz parte de uma ação de abrangência nacional, coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

     A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Denúncias

     As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do (canal local) são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.


MAIS NOTÍCIAS