Geral

Rota dos Capitéis é lançada pelo CIC de Bento Gonçalves

Projeto deverá ter percurso de mais de 800 km e pretende envolver 10 municípios da Serra
01/12/2021
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O legado que o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) deixará na área do turismo será grandioso. E, possivelmente, para sempre. A entidade é parceira da Prefeitura de Bento Gonçalves, que lidera a elaboração de um projeto ao lado de outras prefeituras da região e pretende ser o mais novo roteiro turístico envolvendo o município: a Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé. 

     A apresentação da iniciativa, de caráter regional, ocorreu nesta segunda-feira, na sede da entidade empresarial, com a participação de representantes das outras prefeituras inicialmente vinculadas ao projeto, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Garibaldi. “O turismo sempre foi tratado como uma das bandeiras desta gestão, mas a pandemia nos forçou a sermos mais um agente de proteção à atividade do que de fomento. Agora, realmente conseguimos ser efetivos na nossa proposta, com um grande projeto para estimular a atividade, criando um novo roteiro turístico e potencializando outras ações como o enoturismo, o agriturismo e o turismo de aventura”, comemora o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani. 

     Erguidos por imigrantes italianos e seus descendentes nas estradas do interior da região, os pequenos templos religiosos embasam um roteiro que evocará, além da fé, a própria história dos habitantes que ajudaram a colonizar a Serra, a partir de fins do século 19. 

     Sua concepção está ancorada em três estudos que notabilizaram o costume desse povo em homenagear seus santos por meio da construção de templos. Dois deles são de autoria do jornalista Fabiano Mazzoti. “O Livro do Capitel”, com o mapeamento dos capitéis erigidos no território da antiga Colônia Dona Isabel, hoje representada por Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, e "Amém, Bento Gonçalves - Igrejas e capelas desta terra". O outro é “Perto das Estrelas”, um trabalho do Circulo Trentino di Garibaldi que traça a existência dos pequenos santuários na antiga Colônia Conde D’Eu – hoje Garibaldi –, além de Carlos Barbosa e outros municípios. 

     É a junção de todos os templos mapeados nesses projetos de pesquisa, incluindo capitéis e pequenas igrejas, grutas e capelas, que formará o roteiro. No futuro, a ideia é abranger 10 cidades – além das citadas, Coronel Pilar, Imigrante, Boa Vista do Sul e Farroupilha –, envolvendo uma trilha que totalizará 806 quilômetros e passará por mais de 180 santuários. “Vai ser nossa Santiago de Compostela”, diz o 2º vice-presidente de Serviços do CIC-BG, Adriano Miolo, comparando a distância do novo roteiro ao famoso caminho percorrido por peregrinos de todo o mundo entre a França e a Espanha.

     Para o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto, o projeto também aproxima os municípios numa forma de interligá-los e impulsionar ainda mais o turismo na região. “Pensamos num projeto para que Bento, como cidade indutora, integrasse com outras cidades próximas desse roteiro, pois todas têm inúmeros atrativos”, diz Parisotto. O prefeito do município, Diogo Siqueira, lembrou quando Capoani e Miolo o procuraram para apresentar o projeto de uma rota turística regional. “Não era simples de fazer, não, era preciso um convencimento com os municípios vizinhos”, conta. “Essa ideia criou uma novidade, um novo atrativo, com o patrimônio histórico-cultural que é próprio da região, com vários municípios sendo beneficiados”, comenta Siqueira.

     Com a apresentação do projeto, começa uma nova etapa de trabalho. Agora, se inicia a busca por parceiros que viabilizem a concretização da Rota dos Capitéis com diferentes ações, como sinalização nas vias e instalação de totem padronizado com informações dos templos. “Agora começa a mobilização com diferentes frentes para o desenvolvimento de um trabalho turístico-cultural com evolução para o agriturismo”, pondera Mazzotti.

     Por ser um projeto coletivo, essa também será a forma principal de atuação do CIC-BG para o projeto avançar. Além de empresas que já manifestaram interesse em contribuir com a Rota dos Capitéis, outras organizações serão convidadas a aderir à proposta, integrando forças para a construção de um novo projeto dentro do turismo da Serra. “Vamos precisar da união de esforços, esse é um trabalho conjunto que envolve empresas, entidades, poder público e a comunidade. A idealização pode ser nossa, mas o projeto é de todos”, diz Capoani.




MAIS NOTÍCIAS