Geral

Bento será um dos primeiros municípios do Estado a ter tecnologia 5G

Município já está se preparando para realizar a implementação da tecnologia
02/12/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves, na última terça-feira (30), o projeto de lei que versa sobre a normatização para regulamentar os procedimentos de licenciamento e instalação das antenas 5G. A chegada da tecnologia no Brasil, prevista para o próximo ano, terá um impacto positivo na vida da população. Apenas 28 cidades do país estão preparadas para receber a tecnologia, quando as operadoras vencedoras do leilão estiverem autorizadas a operar o 5G nos municípios de menor porte.

     De acordo com o Diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa, Bento é um dos primeiros municípios do interior do Estado e até do Brasil “a dar impulso ao projeto de lei que vai regulamentar a internet 5G no âmbito municipal. Estivemos no Ministério das Comunicações em outubro e lá fomos instruídos a adequar a legislação municipal para poder receber a tecnologia. Estamos nos antecipando e garantindo a legislação necessária para normatizar o processo de instalação dos equipamentos. A tecnologia 5G será um marco para nossa cidade, sendo importante para economia, para gestão pública, saúde, educação e desenvolvimento de Bento como uma cidade inteligente”, comentou.

     A evolução com a rede 5G trará mais velocidade de conexão em rede banda larga para aparelhos, o que significa que mais pessoas poderão estar conectadas sem perda da qualidade do sinal.

     O projeto deverá ser votado nas próximas semanas e não onera custos adicionais ao município.


MAIS NOTÍCIAS