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Corsan responde reclamações sobre o odor na água de Garibaldi

Motivo principal para o mau cheiro, segundo a empresa, é devido a proliferação de algas na Barragem
07/12/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Bruno Milan

     A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Garibaldi se manifestou a respeito do odor da água da Barragem, que foi motivo de reclamações dos moradores do município. Nesta terça-feira (07), a estatal divulgou uma nota explicando o mau cheiro e o gosto de terra que os munícipes afirmavam sentir.

     A Corsan afirmou que “além do abastecimento de água tratada por poços, a companhia capta água na barragem Marrecão e a mesma é submetida a processo de tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), para posteriormente ser distribuída à população. O problema de odor e gosto está ocorrendo devido à alteração na qualidade da água bruta do manancial que é utilizado para o abastecimento, em função da época do ano e da consequente proliferação de algas. Estas algas liberam substâncias não tóxicas que conferem à água gosto e odor terroso. As substancias, mesmo em pequeníssima quantidade, podem afetar a percepção de pessoas mais sensíveis”, disse a empresa.

     Diante do caso, a Corsan declarou que “está tomando todas as providências na estação de tratamento para eliminar este desconforto. Está sendo realizada a dosagem de carvão ativado para a remoção do gosto e odor terroso. A empresa também está monitorando o tratamento através de análises na rede de distribuição, identificando os pontos mais críticos em relação ao gosto. No entanto, algumas regiões podem demorar alguns dias para perceber esta melhora no gosto e odor em função da distribuição de águas ainda armazenadas em reservatórios externos e internos às residências”, complementou a nota.

     A empresa se colocou à disposição da comunidade e informou que dúvidas ou reclamações podem ser registradas junto aos canais oficiais de comunicação da Companhia.


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