Geral

Redução nas contas de luz nos municipios da Serra

17/06/2015
Imprensa RGE

     A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do grupo CPFL Energia, terá redução média de 3,76% nas tarifas de energia elétrica a partir de 19 de junho. As novas tarifas da concessionária que atende 1,4 milhão de clientes em 264 municípios no Rio Grande do Sul foram atualizadas nesta terça-feira (16) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Reunião de Diretoria. A conta de luz dos clientes industriais será reduzida em 3 ,09% e a tarifa residencial, em 4,22%. Os novos porcentuais foram definidos pelo órgão regulador em relação à Revisão Tarifária Extraordinária de março de 2015. Os novos valores refletem a redução do custo de aquisição de energia devido à incorporação da oferta das hidrelétricas que tiveram as concessões renovadas na Medida Provisória (MP) nº 579/2012.

     A redução não foi maior devido a despesas apuradas em 2014 postergadas para 2015 para cobrir gastos com a geração termelétrica e a alta do preço da energia no mercado de curto prazo. Os cálculos da RGE indicam que a chamada Parcela A, que inclui os custos não administráveis pela concessionária, tais como os encargos setoriais, compra de energia e gastos com transmissão, tiveram impacto negativo em 11,58% nas tarifas.

    Por sua vez, as despesas gerenciáveis, que se referem aos serviços prestados pelas concessionárias, como distribuição de energia, manutenção de rede, cobrança das contas, centrais de atendimento e remuneração dos investimentos, impactaram as tarifas em 3,50%.

     As novas tarifas serão impactadas também por componentes financeiros, referentes a despesas sem a devida cobertura tarifária e que agora serão repassadas à conta de luz dos consumidores. Isso terá um impacto de 4,31% no reajuste tarifário médio percebido pelos consumidores.

    Entre os principais municípios atendidos pela concessionária estão Caixas do Sul, Bento Gonçalves, Gravataí, Passo Fundo e Erechim.

MAIS NOTÍCIAS