Geral

No dia da Justiça, Juiz de Garibaldi participa ao vivo do Prato Limpo

Gerson Martins da Silva falou a respeito do trabalho e dos processos julgados no município
08/12/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     O dia 08 de dezembro é celebrado como o Dia da Justiça e exalta o trabalho dos profissionais da área, como juízes, advogados, promotores, desembargadores, entre outros cargos. Diante da data especial, o programa Prato Limpo desta terça-feira (08) contou com a participação do juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva Archives. Na oportunidade, ele falou a respeito de como é o trabalho de um juiz e dos processos julgados no município.

     Natural de Porto Alegre, Gerson atua na profissão há 29 anos, sendo 13 dedicados a Garibaldi. “É uma trajetória de bastante luta, mas de muita realização. Para ingressar na profissão tem que ter muito foco e muita gana para estudar. No meu período de estudos, cheguei a dormir apenas quatro horas por noite. É bastante sacrificado, mas essa dedicação é necessária para se ter sucesso na profissão”, comentou.

     Sobre o número de processos no município, o juiz afirmou que eles tiveram aumento considerável durante a pandemia. “Os processos aumentaram durante a pandemia. Aqui em Garibaldi somos uma vara única para todos os casos. Com esses dois anos de pandemia a gente paralisou muitas audiências e isso acabou atrapalhando nossos atendimentos. Minha média de audiências por ano é de 1.500, mas no ano passado não cheguei a 200. Neste ano talvez chegamos a 500 audiências. Isso gera um acúmulo de processos que acaba atrasando as causas”, falou.

     Segundo Gerson, o Fórum de Garibaldi ultrapassou os 10 mil processos neste ano. Esse número elevado de casos é em razão de atendimentos não somente daqui, mas também de Coronel Pilar e Boa Vista do Sul. A maioria dos casos são relacionados ao tráfico de drogas, como roubo, tentativa de homicídio, homicídio consumado, lesões corporais, dentre outros relacionados.

     O juiz afirmou também que estará deixando a Comarca do município em breve para atuar no juizado especial de Novo Hamburgo. “Eu vejo que já atuei por muito tempo em vara única, como aqui em Garibaldi, então chegou a hora de experimentar uma vara especializada. Já havia recusado promoções em momentos anteriores, mas agora decidi aceitar esse desafio”, declarou. Mesmo não atuando mais em Garibaldi, Gerson afirmou que continuará morando no município, pois foi uma cidade que acolheu muito bem tanto a ele, quanto a sua família.

     Gerson tratou também de parabenizar todos os profissionais de Justiça pelo seu dia e exaltou o trabalho prestado, que busca transformar tornar a sociedade mais digna e justa.  

     Para acompanhar a entrevista completa do juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva Archives, no programa Prato Limpo, acesse o link a seguir: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/336083597903752 


MAIS NOTÍCIAS